Se há marcas que marcam os consumidores, o Continente pode assumir-se como uma delas no que toca às suas políticas sustentáveis. Numa viagem por essas práticas, o diretor de Projetos de Sustentabilidade e Economia Circular da Sonae MC, Pedro Lago, fala sobre o microsite Plástico Responsável Continente e revela o impacto das medidas adotadas.

O projeto Plástico Responsável Continente nasceu em abril de 2019 e consiste num microsite que dá voz às iniciativas levadas a cabo pelo retalhista, no âmbito da sua Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos. Aliás, o Continente foi recentemente distinguido com o prémio de “Reconhecimentos de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade”, na 15.ª Edição da Semana da Responsabilidade Social, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial e da Global Compact Network Portugal, mas não só: também o Relatório Anual da Fundação Ellen MacArthur coloca a Sonae MC como uma das empresas com melhores resultados do mundo e com os melhores resultados a nível nacional nesta matéria.

Nas palavras de Pedro Lago, esta plataforma apresenta-se como uma resposta àqueles que se interessem pelo tema e questionam o que é feito para contribuir para uma economia mais circular.

“A sustentabilidade já não é só uma tendência passageira ou uma preocupação exclusiva de determinados grupos ou franjas da sociedade. É um tema de todos.”

Comprometido em fomentar a economia circular, o retalhista tem vindo a criar diversas ações com vista a reduzir o uso de recursos naturais, reutilizar e reciclar cada vez mais e melhor.

Só no ano de 2020, conseguiu alcançar um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem através das suas diversas estratégias conducentes à redução da produção desta matéria-prima.

Os exemplos concretos somam-se:

  • A substituição de palhinhas de plástico por outras de papel reciclável nos diversos pacotes de bebidas de marca própria conseguirá evitar a produção de 35 milhões de palhinhas convencionais por ano.
  • A venda dos Queijos Frescos Continente sem o cincho abre caminho a uma poupança de 11 toneladas de plástico por ano.
  • A diminuição da gramagem de plástico existente nas garrafas de água Continente permite poupar 83 toneladas deste material.
  • A substituição dos sacos da peixaria por um modelo inovador com papel, permite poupar 40% do plástico gasto só para este efeito, o que equivale a 70 toneladas por ano.
  • As cuvetes de esferovite na peixaria foram substituídas por material PET, que é mais facilmente reciclável e já constituído em parte por material reciclado. Esta alteração gera uma poupança de 1,6 toneladas de plástico virgem.

“O Continente pretende influenciar positivamente toda a cadeia de valor dos plásticos, bem como melhorar os hábitos do consumidor, contribuindo para a criação de um ecossistema circular para os plásticos.”

Reduzir é apenas o primeiro “erre” no caminho da sustentabilidade e, por isso, o retalhista procura também estimular, junto dos consumidores, a reutilização e a reciclagem.

Uma das medidas pioneiras da marca, para já sob a forma de projeto piloto disponível em três lojas (Continente Vasco da Gama, Continente GaiaShopping e Continente Modelo de Vila do Conde), passa por fomentar a adoção de embalagens reutilizáveis na charcutaria e take away. Os clientes podem adquiri-las na loja ou levar as suas caixas herméticas de casa, evitando a utilização de caixas ou de embrulhos descartáveis. 

Mas há mais zonas dos supermercados onde a reutilização é palavra de ordem: junto das frutas e legumes estão disponíveis sacos de algodão e de rede laváveis, reutilizáveis e recicláveis com o intuito de eliminar resíduos desnecessários. Também junto à padaria há sacos de pano disponíveis. E há ainda os sacos de ráfia para transportar as compras até casa. Como o objetivo é incentivar à reutilização, os clientes podem sempre levar os próprios sacos para todas estas situações.

No que toca à reciclagem, o Relatório Anual da Fundação Ellen MacArthur aponta a Sonae MC como a empresa líder na percentagem de embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, no panorama nacional.

O retalhista está não só empenhado em eliminar a utilização de plástico virgem, como também em substituir alguns tipos de plástico por outros com maior taxa de reciclabilidade. Até ao momento, já substituiu 50 toneladas, sendo 70% dos produtos de marca própria totalmente recicláveis.

São disso exemplo as embalagens de gelado Continente Seleção e os sacos de pão, cuja janela transparente é agora criada a partir de material celulósico, tornando a embalagem totalmente reciclável e capaz de evitar a utilização de 94 toneladas de plástico por ano.

Ainda em matéria de reciclagem, foi implementada nas embalagens de produtos da marca uma iconografia própria, desenvolvida em conjunto com a Sociedade Ponto Verde (SPV), com o objetivo de sensibilizar o consumidor para a esta prática.

Também com a SPV, em 2020, o Continente garantiu a reciclagem de tantas embalagens como o peso de 89 aviões airbus, evitando assim emissão de 21.237 toneladas de carbono – o equivalente a 17.698 sobreiros. Foram recicladas embalagens de plástico com o peso equivalente a 2.499 dias de alimentação de uma baleia azul e, só em latas de metal (que podem ser recicladas infinitamente), reaproveitou-se material suficiente para cada habitante de Lisboa ter um trem de cozinha.

No que diz respeito a outros resíduos: das embalagens de vidro que foram recicladas, foi possível poupar tanta energia que daria para o consumo elétrico de 548 famílias durante um ano; já o cartão reciclado, daria para embrulharmos 628 Torres de Belém.

“O nosso propósito é criar valor económico e social a longo prazo levando os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas.”

Inovar faz também parte do ADN do retalhista. Disso é exemplo o desafio que lançou em 2019 ao seu fornecedor de bananas da Madeira e que resultou numa nova solução de embalagem – cintas elásticas que unem os cachos, deste modo evitando a utilização de 11 toneladas de plástico virgem por ano.

Mais recentemente, em junho do ano passado, foi também lançada uma nova coleção de sacos de compras reutilizáveis e recicláveis com mensagens que promovem comportamentos mais amigos do ambiente, inspirados na política dos 3R: reduzir, reutilizar, reciclar.

A plataforma Plástico Responsável propõe-se dar a conhecer estas iniciativas, assim como os seus impactos, mas não só. Como diz Pedro Lago, “é uma plataforma para quem quer estar a par das mais recentes notícias sobre o plástico e juntar-se a um movimento maior de preocupação e comportamentos sustentáveis”. E o feedback tem sido “positivo”, pois “há cada vez mais consumidores preocupados com as suas escolhas”.