No universo da beleza, há marcas que não se limitam a lançar tendências: assumem compromissos e deixam a sua marca no futuro do planeta. A L’Oréal é um desses exemplos. Nos últimos anos, o grupo tem acelerado a transformação das suas embalagens, investindo em materiais provenientes de fontes recicladas ou de base biológica, mas também para as tornar mais leves, e em soluções refill que convidam os consumidores a adotar hábitos mais circulares.

Desde 2019, o número de produtos recarregáveis disponíveis no portefólio da L’Oréal aumentou quase 17 vezes. Este esforço não acontece por acaso: faz parte do programa L’Oréal For The Future, que define objetivos claros até 2030, como reduzir em 50% a utilização de plástico virgem nas embalagens e garantir que metade dos materiais utilizados provêm de fontes recicladas ou biológicas. A divisão de luxo tem sido particularmente ativa nesta frente, com a meta de assegurar 30% dos seus produtos em formatos recarregáveis até ao final de 2025.

A inovação passa também pela adaptação das fábricas, que hoje produzem cada vez mais soluções de refill, tornando a L’Oréal líder em circularidade dentro do setor da beleza. Ao mesmo tempo, o grupo tem vindo a mobilizar as suas marcas internacionais – de Lancôme a YSL Beauty, passando por Armani, Kiehl’s ou Kérastase – para integrarem o movimento global #JoinTheRefillMovement, que pretende normalizar o uso de embalagens recarregáveis no dia a dia dos consumidores.

Em Portugal, esta visão ganha ainda mais força com a parceria que a L’Oréal mantém há seis anos com a Sociedade Ponto Verde. Juntas, as duas entidades promovem a campanha Reciclar em Beleza, que incentiva a correta separação das embalagens usadas de produtos de higiene e beleza. Para além de disponibilizar conteúdos educativos online, a edição deste ano envolve cerca de uma centena de jovens influenciadores digitais, desafiados a recolher embalagens, visitar centros de triagem e partilhar boas práticas de reciclagem com as suas comunidades. A união entre uma multinacional de referência e uma entidade nacional que lidera a promoção da economia circular mostra que, quando se juntam forças, é possível chegar mais longe. No caso da L’Oréal, esta colaboração é mais uma peça num percurso ambicioso e consistente rumo a uma beleza que cuida não só das pessoas, mas também do planeta.