Com mais de um século de história, e em Portugal desde 1962, a L’Oréal delineou uma estratégia para o futuro que abraça a sustentabilidade. E é por esse caminho que o Corporate Communication Professional, Miguel Pires, guia a RECICLA, mostrando o propósito da iniciativa Reciclar em Beleza e partilhando os objetivos que a tornam uma marca que marca.

Com novos e mais ambiciosos compromissos para com o futuro, a marca lançou, em 2020, um novo programa de desenvolvimento sustentável, “L’Oréal for the Future”, cujo principal objetivo se prende com a transformação do negócio para um modelo mais ecológico e com maior respeito pelo planeta e pela inclusão social.

Em linha com os limites traçados pelos cientistas ambientais, a L’Oréal pretende alcançar um maior respeito pelo planeta, comprometendo-se a não ultrapassar essas barreiras, procurando minimizar o impacto da sua atividade na biodiversidade, no clima, na água e nos restantes recursos naturais.

Assim, os objetivos traçados para a década anterior revelam agora resultados. Em 2019, já eram 35 os locais da marca, entre eles 14 fábricas, totalmente neutros em carbono, isto é, utilizavam apenas energias renováveis.

Além disso, desde 2005 e até ao ano passado, assinala se a redução em 78% das emissões de CO2 produzidas, quer pelas fábricas, quer pelos centros de distribuição.

Reduzir e reciclar são também objetivos importantes. A L’Oréal procura concretizá-los nas embalagens, através da reciclagem e renovação dos processos de fabrico, aliando as questões ambientais às questões sociais, comprometendo-se com a inclusão e os direitos humanos.

Graças a este posicionamento, o grupo francês conseguiu, até 2019, que 85% dos seus produtos novos e renovados se tornassem social e ambientalmente melhorados.

Transformou também 100% do papel utilizado em folhetos e 99% do cartão dos estojos em material proveniente de florestas responsáveis e respeitadoras da biodiversidade.

Ainda no ano de 2019, aumentou em 52% o material reciclado, face ao ano anterior, substituindo mais de 13 mil toneladas de materiais virgens.

E como os desafios não são apenas ambientais, mas também sociais, a L’Oréal procura retribuir à sociedade através de um fundo de investimento de impacto. Assim e com a criação de programas de compra solidária e de inclusão, no final de 2019, a marca já havia ajudado mais de 90 mil pessoas de comunidades desfavorecidas a encontrar emprego. 

“Queremos inspirar os nossos consumidores a agirem connosco!”

De forma a alargar os objetivos, não só dentro como fora de portas, a marca convida todos os portugueses a participar. “Consideramos que envolver os nossos clientes, fornecedores e consumidores no nosso processo de transformação faz parte da nossa responsabilidade”, refere a L’Oréal Portugal.

Nesse sentido, e em parceria com a Sociedade Ponto Verde, nasceu a iniciativa Reciclar em Beleza, uma página online que permite a qualquer visitante conhecer a forma correta de separar as diferentes embalagens dos diversos produtos da marca.

“Partindo do princípio que quanto mais soubermos, melhor podemos agir, o nosso objetivo é disponibilizar aos nossos consumidores instruções de separação que visam tornar mais clara a forma como podem reciclar os nossos produtos.”

Com produtores, fabricantes, distribuidores e consumidores direcionados para o mesmo foco — um mundo mais sustentável –, a marca traçou novas metas a alcançar no prazo de cinco a dez anos.

Compromete-se, assim, a, até 2025, tornar todas as suas embalagens plásticas recarregáveis, reutilizáveis ou compostáveis. No mesmo espaço de tempo vai procurar construir todas as lojas próprias de acordo com os seus padrões de sustentabilidade e tornar todos os expositores mais ecológicos e com princípios de economia circular.

No que toca às metas estabelecidas para 2030, a marca pretende que todo o plástico utilizado nas embalagens seja de origem reciclada ou de base biológica e que todos os ingredientes utilizados nos produtos, desde fórmulas a embalagens, tenham origem sustentável e não estejam ligados à desflorestação. 

“Na L’Oréal, há muitos anos que a sustentabilidade faz parte integrante da nossa estratégia”. Com a entrada numa nova década e com novas metas no horizonte, a marca continua a caminhar rumo a um mundo mais sustentável.