A Tetra Pak foi fundada em 1950 com uma missão que está declarada no lema que assume: “protege o que é bom”. É esta a filosofia que o fundador da empresa, Ruben Rausing, colocou no centro de toda a atividade que a marca tem desenvolvido ao longo dos seus mais de setenta anos de história, dedicados a proteger os alimentos, as pessoas e o planeta.

A premissa de tornar os alimentos seguros e disponíveis em qualquer lugar do mundo, protegendo as pessoas e o futuro do planeta, fez com que a sustentabilidade se tornasse um dos seus alicerces basilares. Acreditar que uma embalagem deve ter a capacidade de gerar mais valor do que o custo que lhe está associado faz da Tetra Pak uma marca que marca.

O compromisso ambiental e de sustentabilidade é transversalmente trabalhado ao longo de toda a cadeia de valor, desde a extração das matérias-primas até à reciclagem de cada embalagem, passando pelas metas de neutralidade carbónica. São três os valores ambientais que guiam a estratégia e a atuação desenvolvidas:

  • O combate às alterações climáticas através da produção de palhinhas de papel e de tampas integradas nas embalagens, tal como do desenvolvimento de embalagens Plant-based e expansão contínua deste tipo de soluções, que incorporam polímeros de origem vegetal nas tampas e nas películas de proteção.
  • O foco na economia circular baixa em carbono concretizado através do aumento das taxas de reciclagem, da aposta em novos formatos de embalagens e soluções que facilitem ao máximo a sua reciclagem, bem como a introdução de materiais reciclados e a procura pelo acompanhamento e otimização constantes do ciclo de vida das embalagens.
  • A proteção da biodiversidade, garantindo um impacte ambiental mínimo, assim como a certificação e a preservação dos recursos a que a Tetra Pak recorre para as embalagens de acordo com o princípio de que a sua utilização não seja prejudicial para os habitats e ecossistemas de onde são provenientes e que representem.

“A utilização de materiais renováveis de origem vegetal, obtidos de forma responsável e certificada, desempenha um papel muito importante na proteção do ambiente, da biodiversidade e da preservação dos ecossistemas naturais”, destaca à RECICLA a responsável de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, Ingrid Falcão.

O cartão utilizado nas embalagens da Tetra Pak é certificado pelo FSC® e outras fontes controladas. Os polímeros de origem vegetal utilizados como alternativa às opções de origem fóssil têm certificado Bonsucro. “As certificações são essenciais para existir uma garantia independente e credível acerca do controlo e da gestão responsável das matérias-primas utilizadas nas embalagens, essenciais para a renovabilidade dos recursos naturais”, refere a responsável da marca.

Para atingir os objetivos de sustentabilidade que tem definidos e com vista a desenvolver a embalagem de cartão mais sustentável do mercado, que seja reciclável, neutra em carbono e totalmente composta por materiais renováveis ou reciclados, a Tetra Pak aposta continuamente na inovação e tem vários eixos estratégicos de ação.

“Trabalhamos diariamente para otimizar o perfil ambiental das nossas embalagens, dando resposta às necessidades dos consumidores e certificando-nos de que cumprimos os mais elevados requisitos na vertente da segurança alimentar. As embalagens da Tetra Pak são asséticas e têm a capacidade de preservar os alimentos por longos períodos de tempo, uma caraterística essencial para que evitemos o desperdício alimentar”, descreve Ingrid Falcão.

Após o lançamento oficial das palhinhas de papel em 2019, que permitiu à Tetra Pak ser a primeira empresa de embalagens de cartão a lançar este tipo de solução na Europa, estão atualmente em fase de testes novos formatos. Ingrid Falcão destaca também que, “além das embalagens Plant-based, o projeto das palhinhas de papel tem ganho uma expressividade exponencial”, estando “em curso uma conversão da dinâmica de produção, devido à crescente procura e implementação desta opção no mercado”.

A Tetra Pak está, de igual forma, empenhada em contribuir para o aumento das taxas de reciclagem a nível nacional e em reforçar cada vez mais a sensibilização da população portuguesa para a correta separação das embalagens no contentor amarelo.

A par de campanhas informativas como a Boa Embalagem para um Planeta Melhor, que promovem a partilha de conhecimento e convidam a conhecer em detalhe todas as caraterísticas das embalagens da Tetra Pak, inovações como a inclusão de códigos QR nas embalagens, a partir dos quais o consumidor pode aceder a toda a informação de uma forma simples e intuitiva, permitem um esclarecimento, fácil acesso e a criação embalagens cada vez mais conectadas.

“Acreditamos que temos o dever claro de informar os consumidores sobre tudo o que diz respeito às nossas embalagens. É essencial que a nossa transparência seja também convertida numa total abertura em relação a todo o seu ciclo de vida útil, desde o processo de seleção das matérias-primas e à produção, até ao momento da reciclagem”, explica a responsável. Iniciativas como exposições lúdicas, um plano de ações desenvolvido junto das Eco Escolas e promoção de passatempos pedagógicos que unem a vertente de responsabilidade social da marca são alguns exemplos do trabalho que tem vindo a ser feito para a promoção da reciclagem, de hábitos e práticas ambientais que defendam o futuro do planeta.

Os tempos mudam, as tendências alteram-se, os consumidores ganham novos hábitos. Mas, embalagem a embalagem, iniciativa a iniciativa, dia após dia e ano após ano, a Tetra Pak deixa a sua marca ao manter-se fiel à promessa com que foi fundada.