Adriana da Silva, também conhecida como Adri, é youtuber e autora de um blogue pessoal em que aborda temas como lifestyle e moda. Nos últimos anos, tem vindo a abraçar um estilo de vida mais ecológico, algo que considera ser cada vez mais fácil porque, afirma, “existem cada vez mais alternativas”. Prova disso é a linha de roupa sustentável que lançou no verão passado.

O que a levou à criação de uma coleção de roupa sustentável?
Já era um sonho antigo ter uma coleção de bikinis e de roupa. Eu sou apaixonada pelo verão, pela praia e pelo calor e achei que fazia todo o sentido juntar estas minhas paixões com algo que eu adoro, que é a moda. Fui muito rigorosa na escolha de tudo da coleção, desde os tecidos utilizados, ao packaging. Queria que a minha coleção fosse sustentável, penso que é o que faz mais sentido, principalmente numa altura como esta. Temos imensas alternativas que podemos escolher para que o impacto ambiental seja menor e por isso fiz questão de dar o exemplo.

Sente que os seus seguidores têm aumentado o interesse por temas e produtos mais sustentáveis e por estilos de vida mais ecológicos? Porquê?
Sim! Acho que é geral. Eu confesso que há cinco anos não tinha a mesma preocupação que tenho hoje. Talvez porque não estava tão bem informada e porque não tinha pesquisado o real impacto que as minhas escolhas tinham no ambiente. Mas, hoje em dia, as pessoas estão mais conscientes.

Que outras medidas adota no dia a dia para tornar a sua as suas rotinas mais sustentáveis?
Passei a adotar várias, como, por exemplo: passei a ter garrafas de vidro para beber a água e transportar de um lado para o outro, troquei caixas de plástico para guardar comida por outras de vidro, deixei de trazer sacos de plástico do supermercado e opto pelas sacolas de pano.

Faz a separação das embalagens? Há quanto tempo?
Sim! Acho que isto foi aquilo que sempre fiz desde que me lembro. Era um hábito que tinha desde a casa dos meus pais e que levei para a minha casa.

Optar por ter uma vida mais sustentável é fácil ou difícil? Porquê?
Confesso que se tem tornado cada vez mais fácil, porque temos cada vez mais alternativas. E, ao contrário daquilo que muita gente diz, não é muito dispendioso a nível monetário. Além disso, há cada vez mais informação e mais acessível, o que ajuda a que as pessoas estejam mais atentas e conscientes aos seus atos.

Se o seu próximo vídeo no YouTube fosse sobre o planeta ou sobre a sustentabilidade, qual seria o título do episódio e sobre o que falava?
O título seria algo como “precisamos desta mudança” e optaria por dar diversas dicas práticas e informações sobre como podem fazer para ter uma rotina mais sustentável e dar a entender o que vai acontecer se não mudarmos as nossas atitudes.