Catarina Miranda é locutora de rádio há mais de 10 anos. A sua voz chega aos portugueses diariamente e enquanto influenciadora digital procura transmitir a mensagem de que é preciso cuidar do planeta. Catarina Miranda afirma que faz a reciclagem a pensar no futuro do seu filho e que procura, no seu dia a dia, adotar gestos mais sustentáveis, como revela à RECICLA.

Para um criador de conteúdos digitais, falar de sustentabilidade é um tema importante? Isto é, será que as pessoas procuram falar e ouvir falar destes conteúdos?
É importante. Para mim, faz todo o sentido e penso que as pessoas procuram saber como podem contribuir, o que podem fazer no dia a dia para melhorar. No fundo, gestos simples.

O que acha que ainda há e está por dizer e debater sobre esta temática?
Há mesmo muito por dizer e acho que é importante começar por gestos simples que não impliquem sacrifício pelo menos para quem está a começar. Por exemplo, não desperdiçar comida, poupar água, repensar a forma como se compra a roupa.

No seu Podcast “Só Mais 5 Minutos” houve alguma personalidade com quem conversou que lhe tivesse ensinado ou motivado a alterar algo na sua vida em prol da sustentabilidade?
Sem dúvida a Isabel Silva. Uma pessoa ouve a Belinha e sente-se inspirada e quer fazer mais e melhor.

O que faz para tornar o seu dia a dia mais sustentável?
No meu dia a dia eu procuro reciclar e comprar menos coisas. Faço “plogging” enquanto corro, ou seja, apanho o lixo que encontro no chão. Também opto por tomar banhos curtos e fazer uma alimentação “mais verde”, uma vez que não como carne há mais de sete anos.

Catarina Miranda apanha lixo do chão durante as suas corridas.

É capaz de interpelar alguém que veja a deitar lixo ou beatas no chão?
Sim e já o fiz. Não sei se é da idade, mas não sou capaz de ignorar. É uma questão de educação. O meu filho se vir alguém atirar lixo na rua diz-me logo: «aquilo não se faz!».

Tem ou utiliza algum produto ou objeto que seja resultado da reciclagem?
Sim, tenho bikinis e garrafas.

Qual foi a última ação mais sustentável que fez?
Numa altura de regresso às aulas, há várias atitudes que podemos ter em prol da sustentabilidade e como o meu filho diz podemos «colocar em prática a regra dos 3 R´s: reduzir, reutilizar e reciclar». Por exemplo, podemos aproveitar material que esteja bom do ano passado, como lápis e canetas. Os lápis de cor que estejam pequenos ou que já tenham cores em falta, guardo numa caixa e ficam disponíveis para usar em casa. Já os cadernos que tenham algumas folhas utilizadas, retiro-as e levo para a reciclagem, ficando o caderno como novo. Quando são poucas as folhas em branco, tiro-as e usamos como papel de rascunho.

Qual foi a última coisa que aprendeu sobre o ambiente ou sustentabilidade?
Aprendi que agora já é possível colocar frascos de vidro de perfume no ecoponto verde. Não é preciso lavar, mas de preferência devem ir sem restos de perfume.

Qual foi a última coisa que colocou para reciclagem?
Caixas de cartão de encomendas de algumas marcas.