Joana Silva, mais conhecida por Joana Joes, trabalhou na área da comunicação digital, até que o seu estilo de vida mais saudável e a preocupação com o planeta a fizeram mudar e criar uma marca de roupa ecofriendly, a Conscious. Focada em dar o seu melhor por uma vida mais sustentável, procura deslocar-se mais de bicicleta e fazer mais vezes a separação das embalagens.  

A Joana segue um estilo de vida mais naturalista há já algum tempo. O que a fez mudar?
Foi algo gradual. Em 2011, mudei-me para a Ericeira e fui viver com o meu namorado para uma casa de madeira. De um momento para o outro, passei da cidade ao campo. De repente, tínhamos jardim, horta e eu estava cada vez mais interessada numa alimentação saudável.

Ter uma vida sustentável é fácil ou difícil? Porquê?
Acho que, como tudo, tem de ser uma mudança gradual. Há certos cuidados que vamos tendo no dia a dia que rapidamente se tornam hábitos e depois já nem sabemos viver de outra maneira. Mas sou superdescontraída e percebi que nunca vamos fazer tudo certo. Já é incrível se dermos o nosso melhor.

Quais são as suas três principais práticas sustentáveis?
Utilizar o carro apenas quando é necessário, como trabalho em casa não preciso de o utilizar todos os dias e temos bicicletas elétricas para passeios e tarefas perto de casa. Nas compras, ter atenção e tentar comprar o mínimo embalado e, sempre que possível, a granel. Em casa, fazemos reaproveitamento de águas e comemos o que a nossa horta nos dá.

Recentemente criou uma linha de roupa, a Conscious, que atende a uma economia circular com plástico recolhido dos oceanos. Diz que estas peças tem uma história para contar; qual?
Quando decidi criar uma marca queria que, acima de tudo, fosse o mais sustentável e ética possível. Tal como eu, há muitas pessoas que procuram uma forma mais consciente de comprar moda e foi isso que quis trazer ao mercado. Utilizar licras recicladas foi o primeiro passo, mas, desde a produção à logística, tudo o que fazemos na marca é feito com responsabilidade, ética e com consciência.

Faz a separação das embalagens?
Tento sempre fazer em casa, mas é algo que tenho de melhorar mais e mais.

Qual a importância que atribui à reciclagem?
É superimportante, porque damos uma segunda vida aos materiais e construímos uma economia cada vez mais circular.

Além da sua linha de roupa, utiliza ou tem algo que seja proveniente de material reciclado?
Sim, sem dúvida. A minha mala de viagem é reciclada de garrafas PET, bem como a mochila do meu filho. Entre outras coisas que compro de marcas que já utilizam matérias-primas recicladas. O meu bloco de notas. por exemplo, já foi roupa, é feito de algodão 100% reciclado.