A passagem da jovem ativista sueca Greta Thunberg por Lisboa, no início do mês, inspirou-nos a saber mais sobre as vozes que se fazem ouvir por um mundo mais sustentável.

São muitas as celebridades que fazem sua a causa da sustentabilidade. Entre gravações, desfiles, campanhas publicitárias, ensaios fotográficos e espetáculos, dão voz à luta pela preservação do ambiente, ajudando, com o seu nome e as suas ações, a levar mais longe a sensibilização para a importância dos pequenos grandes gestos.

  • Greta Thunberg: Greta veio provar que a idade é apenas um número, pois, com 16 anos, já fez muito em defesa do ambiente. A ativista sueca ficou conhecida por ser líder do movimento “Greve às aulas pelo clima”, em protesto contra a inação do governo do seu país. O movimento ganhou, entretanto, escala global, tendo chegado a Portugal. E fez com que a jovem tenha recebido o Prémio da Liberdade da Normandia, em Caen (França), e tenha sido indicada para o Prémio Nobel da Paz. Este mês, esteve em Lisboa, a caminho da Cimeira Mundial do Clima, que decorreu em Madrid, e mostrou que é difícil, mas possível, viajar de forma sustentável – foi o que fez na travessia do Atlântico.
Greta Thunberg
  • Leonardo DiCaprio: Ao entrar no site da “The Leonardo DiCaprio Fundation” percebe-se rapidamente que o protagonista não é o ator, mas sim o ambiente. Criada em 1998, a fundação luta pela preservação dos habitats naturais e dos oceanos, dedicando especial atenção às mudanças climáticas. DiCaprio foi nomeado, em 2014, pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, como Mensageiro da Paz para alertar o mundo para as mudanças climáticas. O ator tem recorrido ao audiovisual para fazer ouvir a sua voz: em 2007, lançou o documentário “11ª Hora”, em que olha para o estado do planeta, e, este verão, produziu “Ice on Fire”, que recolhe testemunhos de cientistas, mas também de quem sofre com as alterações climáticas.
Leonardo Di Caprio
  • Cate Blanchett: As suas preocupações com o ambiente já lhe valeram duras críticas no seu país de origem, quando defendeu a criação de um imposto a ser aplicado às empresas mais poluidoras. A atriz australiana é uma das principais porta-vozes da “Australian Conservation Foundation”, a organização ambiental da Austrália, e participa ativamente em manifestações em prol de causas ambientais. Na sua casa, instalou um sistema de energia solar, o mesmo tendo feito no teatro que dirige em Sidney, além de que procura utilizar o carro o mínimo possível.
Cate Blanchett
  • Sting: Após uma visita à Amazónia, Sting criou a “Rainforest Foundation” com a mulher e o líder de uma tribo índia brasileira. Desde então, organiza todos os anos, em Nova Iorque, um concerto para angariar fundos que junta conhecidos nomes do mundo da música. Além disso, para proteger o ambiente, o ex-Police produz vinho ecológico e produtos orgânicos numa propriedade que tem na Toscana, Itália.
Sting
  • Gisele Bündchen: Ao mesmo tempo que domina as passerelles mundiais, é voz ativa pela preservação da natureza. A modelo está envolvida em diversos projetos ambientais, tendo como foco principal a proteção da Amazónia. Em 2008, criou o projeto “Água Limpa”, com a finalidade de preservar as bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul. Em 2009, foi nomeada embaixadora da ONU. Desde então, participa em inúmeras campanhas de incentivo ao uso de fontes renováveis e de preservação do meio ambiente.
Gisele Bündchen
  • Matt Damon: A grande causa do ator norte-americano é a água, mais propriamente como poupá-la e como fazê-la chegar aos 770 milhões de pessoas que não a têm. Matt Damon fundou a Water.org que tem como objetivo levar água potável e saneamento a comunidades em África, Ásia e América Central.
Matt Damon
  • Al Gore:Foi vice-presidente dos Estados Unidos de 1993 a 2001, mas muito antes disso já era um homem de causas. E quando saiu da política ativa dedicou-se a elas, assumindo-se um ativista pelo ambiente. Tem levado a todo o mundo o seu documentário “An Inconvenient Truth” (2006), que, como o nome promete, tem causado acesa discussão.  Nele aborda questões como o aquecimento global e as alterações climáticas, uma causa que lhe valeu, em 2007, o Prémio Nobel da Paz. Acredita que a crise do clima é a batalha do nosso tempo, mas que é possível vencê-la.
Al Gore