Tiago Teotónio Pereira é ator e surfista. Tem o hábito de apanhar lixo quando o vê no areal ou no chão, pois acredita que cada pequeno gesto faz a diferença. Mais do que inspirar pessoas, revela que foi inspirado para começar a fazer a separação das embalagens, tornando-se a prova de que “cada um tem o poder de influenciar outro”.

O Tiago é ator, mas também um apaixonado pelo surf; quais são as ações mais sustentáveis que põe em prática quando vai apanhar ondas?
Como qualquer apaixonado pelo mar, tenho perfeita noção de que o plástico e o lixo nos oceanos e nas praias estão cada vez piores. Sempre que vou fazer surf e vejo plástico ou lixo na areia apanho e levo comigo para deitar no contentor.
Acho que se fizéssemos pequenos gestos como estes, apanhar lixo quando vemos e deitar no contentor certo, melhorava bastante o estado das praias, das ruas…do mundo.

E no dia a dia, quais são os seus comportamentos mais “verdes”?
Tento sempre apanhar lixo quando vejo. Neste momento, estou a abrir um surf camp em Porto Covo, junto ao mar, que tem também um lado sustentável muito enraizado. Queremos, entre todas as ações mais básicas, reciclar, reutilizar, organizar recolhas de lixo para sensibilizar e atrair mais atenções em torno deste tema.

Na sua opinião, o que falta para uma mudança “verde”?
Falta mudar mentalidades. Muitas pessoas pensam que apenas um não faz a diferença. Mas se cada um de nós, individualmente, começar a mudar os seus hábitos e comportamentos, acabamos sempre por influenciar alguém e, de repente, já não é só uma pessoa, mas muitas com a mesma mentalidade. É urgente mudarmos os nossos hábitos.

Imagem: Salvador Colaço

A separação das embalagens faz parte das suas rotinas?
Agora sim, mas confesso que antes não o fazia. Por distração ou, às vezes, por preguiça. Aqui está um bom exemplo de como cada um de nós tem o poder de influenciar outro. A minha namorada faz separação de embalagens desde sempre, e implementou essa rotina em nossa casa, acabando por me influenciar.

Já decorou as regras da reciclagem?
Às vezes vou relembrar, não as regras, mas quais as pequenas ações que podemos adotar no nosso dia a dia e que podem, efetivamente, fazer a diferença. Por exemplo, deixar de comprar garrafas de água de plástico e optar pelas garrafas reutilizáveis. Ou optar por uma escova de dentes de bambu ao invés do plástico. São pequenas ações que devem ser adotadas já, pois o planeta precisa de nós agora, não daqui a uns anos.

Já influenciou alguém a reciclar ou a adotar ações mais sustentáveis?
Espero já o ter conseguido fazer! Talvez alguém se tenha já inspirado ao ver-me apanhar lixo na praia, espero que faça o mesmo! Mas, eu próprio fui influenciado, na reciclagem e noutros pequenos comportamentos diários que fui adotando por ver alguém fazê-lo. É assim que devemos seguir.