Celebre o Dia da Criança com atividades que agradam a miúdos e graúdos. Aproveite o bom tempo para passeios a pé, de bicicleta, ou para bons momentos em família a ler ou a jogar jogos. Do Porto ao Algarve, passando por Lisboa, deixamos-lhe várias ideias para pôr mais novos e mais velhos a divertirem-se. É a não perder.

Atividades fora de casa

No Porto

Já conhece o Sea Live Porto? Dos tubarões aos pinguins, passando pelas tartarugas e pelas raias, neste que é o segundo maior aquário de Portugal, há mais de três mil espécies de animais para descobrir.

Entre cardumes de peixes, grupos de estrelas do mar ou colónias de medusas, há 31 habitats em exposição. Neste aquário, crianças e adultos podem aprender mais sobre a vida marinha e a importância da sua preservação. É possível assistir à alimentação dos tubarões e das raias, bem como colocar as mãos nas Piscinas Rochosas e passar pelo Túnel Oceânico aqui instalado.

Em Lisboa

O Jardim Zoológico de Lisboa preparou para hoje, dia 1, sábado e domingo, várias surpresas. Com pistas para descobrir um tesouro escondido, há curiosidades que fazem a imaginação voar até aos quatro cantos do mundo e saber mais sobre crias e alimentação de determinadas espécies. No sábado, a Patrulha Pata entra em ação para sensibilizar os mais novos e os mais velhos para a importância de salvar as espécies e os seus habitats. Já no domingo, os pequenos aventureiros podem passear pelo zoo com pinturas faciais e a comer algodão doce, enquanto descobrem as diferentes espécies aqui presentes.

Uma vez pelo Jardim Zoológico aproveite a oportunidade de passar pela loja de recordações e adquirir um conjunto de ecobags. Isto é,  sacos de reciclagem da cor dos ecopontos que tornam a separação de embalagens em casa mais simples e prática.

No Algarve

Para divertir os mais pequenos com atividades de natureza e sensibilização ambiental, pode sempre experimentar o Centro de Ciência Viva do Algarve. Com diversos módulos interativos sobre a Ria formosa, os visitantes podem interagir com animais que por norma se encontram na Ria, descobrir e perceber as especificidades associadas ao seu ciclo de vida e ao modo como se relacionam entre eles e com o ambiente. É ainda possível observar um aquário representativo do ambiente submareal da Ria Formosa, onde se podem avistar cavalos marinhos.

Com ou sem planos agendados é sempre possível passar momentos animados e em contacto com a natureza. Experimente fazer um picnic num dos parques mais próximos, ou um passeio para apanhar resíduos, na praia ou no jardim.

Atividades em casa

Se ir para a rua não está nos planos, também pode aproveitar o tempo em família sem sair de casa. Ler um livro sobre a natureza, fazer uma sessão de cinema sobre o ambiente, ou ainda jogar jogos de computador são boas opções.

Por exemplo, o livro “As aventuras de Sofia”, da autoria da equipa da Mind The Trash, a primeira loja portuguesa de desperdício zero, relata a história de uma menina de quatro anos que descobre a importância dos resíduos e da reciclagem depois de um passeio com os seus animais de estimação, o Balu e a Suli. Esta narrativa ajuda a entender o que acontece aos resíduos que colocamos nos ecopontos e ao que fica no chão das ruas.

Também no site da Academia Ponto Verde tem várias atividades, para crianças de diferentes idades. Há um conto sobre embalagens vaidosas, desafios para unir pontos e colorir desenhos de ecopontos e ainda jogos sobre regras de reciclagem.

Hoje, ou no fim de semana, ao ar livre, ou sem sair de casa, celebre o Dia da Criança com educação ambiental e muita diversão.