O BOIL Climate Festival vai estar em Serralves, no Porto, entre os dias 25 e 29 de setembro. Com o intuito de motivar para a ação climática, este festival procura aprofundar a consciência de todos, com ciência, arte e humor. É a não perder.

O BOIL em Serralves

Beautiful, Optimist, Inclusive, Logic, numa palavra BOIL. O festival desenvolvido pela Because Impacts e coproduzido com a Fundação de Serralves promete ser para todos, quer para quem está mais a par dos temas em torno do Planeta, quer para quem ainda está a dar os primeiros passos.

No BOIL é possível encontrar instalações artísticas, sessões de cinema, talks, um marketplace e uma silent disco. O público vai poder refletir e aprender como pode cada um fazer a diferença e ajudar o planeta.  A Sociedade Ponto Verde vai também marcar presença e disponibilizar ecopontos para todos os participantes poderem separar as suas embalagens.

A entrada tem o valor de 40 euros e inclui acesso ao Serralves em Luz, uma experiência sensorial através de uma exposição luminosa pelo espaço.

O que vai acontecer no BOIL

Nos primeiros dois dias será possível assistir a diferentes talks. Cientistas, humoristas, artistas e criativos, participam em tertúlias para conversar sobre temas relevantes do dia a dia e do Planeta.

João Manzarra, Sara Prata, Hugo Van Der Ding, Joana Barrios, o chef João Rodrigues, Capicua, são apenas alguns dos protagonistas.

Estas conversas vão abordar temas como: “descomplicar a relação das pessoas com as alterações climáticas”, “O que está a acontecer no Planeta e porquê? Qual o nosso papel?”, “o que levamos para o nosso prato pode ser uma das chaves para um futuro mais sustentável”, “pegada ecológica e cidades mais verdes”, bem como temas como a arte, a moda e o humor e a sua ligação ao ambiente.

Conheça a programação em detalhe aqui.

Ao longo dos dias do festival vai ser possível ver diversas instalações artísticas. Os temas são diversos, mas todos propõem uma reflexão sobre questões ambientais. A utilização insustentável da água, os plásticos nos oceanos, entre vários projetos que procuram inspirar os jovens através das artes são os principais objetos artísticos.

Cinema no BOIL

Das instalações artísticas à Sétima Arte, o “clima on movies” exibe filmes, documentários e uma série.

Os temas passam pelos segredos da profundidade do oceano, à exploração dos recursos do Planeta. Nestas sessões há também um filme sobre o voo humano mais sustentável da história da aviação e produções que retratam as condições de vida dos trabalhadores industriais e o desastre dos campos petrolíferos do Kuwait.

A programação prolonga-se até depois do sol se pôr com duas silent disco, discotecas silenciosas, em que as pessoas dançam ao som de música escutada através de phones/headphones, evitando o barulho excessivo e permitindo que outras pessoas disfrutem do espaço sem a festa.

Deixe-se inspirar com este festival e comece já hoje a adotar medidas mais ecológicas no seu dia a dia. Dê uso aos “Rs” de Reduzir, Reutilizar e não deixe que nenhuma embalagem escape aos ecopontos com o R de Reciclar.