O que fazer a panelas, tábuas de cozinha e isqueiros estragados? Onde colocar produtos de cosmética, ou maquilhagem que acabou, talheres que já não utiliza, rolhas de cortiça, caixas de madeira, ou de esferovite? A RECICLA dá-lhe a resposta.

No dia a dia é simples separar embalagens de plástico e metal para o ecoponto amarelo, de papel e cartão para o ecoponto azul, ou garrafas e frascos de vidro para o ecoponto verde. No entanto, há alguns resíduos que levantam questões.

A pensar nisso, a RECICLA reuniu alguns produtos e embalagens que muitas vezes suscitam dúvidas na hora de descartar:

Não cozinhe mais estas dúvidas!

As panelas e os talheres velhinhos, desgastados ou estragados, não devem ser colocados no ecoponto amarelo. Junte tudo o que já não consegue voltar a usar e leve até ao ecocentro mais próximo.

O mesmo acontece com as tábuas de cozinha. Sejam de madeira ou plástico o seu lugar não é nem no ecoponto azul, nem no amarelo. Também estas devem ser levadas até um ecocentro.

Se tem rolhas de cortiça, saiba que a Quercus tem um projeto de recolha em alguns supermercados e que se compromete a dar-lhes nova vida através da reciclagem. Encontre aqui o ponto de recolha mais próximo.

Entre arrumações sobraram ainda caixas de madeira ou de esferovite como as de transporte de fruta? É importante relembrar que os produtos de madeira não vão para o ecoponto azul, mas sim para o lixo comum ou para um ecocentro. As embalagens de esferovite, sujas ou limpas, utilizadas para fruta, carne ou peixe, devem ser colocadas no ecoponto amarelo.

Embeleze a reciclagem sem dúvidas

Há muitos produtos de cosmética que podem e devem ser encaminhados para os ecopontos. Frascos de perfume, de creme ou de verniz, devem ir para o ecoponto verde, o mais vazios possível. O mesmo acontece com o desodorizante, seja de roll-on ou spray, com a embalagem de espuma da barba, ou com a pasta de dentes. Todas estas embalagens devem ser colocadas no ecoponto amarelo.

O rímel, a paleta de sombras ou de blush, bem como a caixa da base ou o batom, quando acabam devem ir para o ecoponto amarelo.

Beatas no lixo comum, mas e os isqueiros e maços de tabaco?

Quer seja fumador ou não, é provável que já se tenha questionado o que fazer a um isqueiro que já não funciona ou que se estragou. Apesar de serem feitos de plástico e metal, estes não devem ser colocados no ecoponto amarelo.

Por outro lado, os maços de tabaco depois de terminados podem ser colocados nos ecopontos, o involucro de plástico, no amarelo, e o papel e cartão, no azul.

Tomou nota de tudo? Nem sempre podemos colocar todos os resíduos nos ecopontos, pois estes são destinados a recolher embalagens. Sempre que possível, leve os seus resíduos a um ecocentro, ou dê-lhes uma nova vida através de upcycling. A RECLICA deixa-lhe algumas ideias para experimentar.

Sempre que lhe surgir alguma dúvida contacte a Sociedade Ponto Verde, através da linha Ponto Verde 210 102 480 ou do email info@pontoverde.pt . Pode ainda perguntar ao Gervásio, através do WhatsApp.