Quer passar o fim de semana fora para comemorar o Dia dos Namorados? Escolha uma escapadinha sustentável. A RECICLA sugere-lhe três. Quer rume ao norte, ao centro ou ao sul, há ofertas românticas e ecológicas por todo o país. Relaxe junto à lareira, aventure-se numa atividade pela natureza para aquecer e aproveite o sol de inverno: todas as opções são boas para festejar o São Valentim.

Escapadinha com vista para o Vouga

Vila de Paçô

Com uma vista privilegiada sobre o vale do Vouga, a Vila de Paçô é um projeto familiar que reúne um conjunto de casas de campo unidas pelo caminho das framboesas, um percurso pedonal empedrado em granito. Há pequenas casas para duas, quatro ou seis pessoas e cada uma tem o nome de um dos netos dos proprietários.

Aqui, os cuidados ecológicos são levados a sério: além da reciclagem, poupa-se água, através da implementação de redutores de caudais e de autoclismos de baixo consumo, utilizam-se lâmpadas LED, no interior, e, no exterior, há luzes com ativação automática. Para aquecer a água, recorre-se à energia dos painéis solares.

Na Vila de Paçô, há quem opte por relaxar e apreciar a vista ou por sair e conhecer os arredores através das diversas atividades sugeridas. Assim, pode andar de bicicleta, descobrir a região num percurso pedestre, passear de barco ou fazer um piquenique, degustando os produtos locais confecionados mediante a sazonalidade.

Relaxar com uma escapadinha em Montejunto

SÓIS Montejunto Eco Lodge

A sua ideia de escapadinha para o Dia dos Namorados passa por relaxar no meio do campo e ouvir os passarinhos? Nesse caso, espreite o SÓIS Montejunto Eco Lodge. O espaço é composto por domos geodésicos interligados por passadiços de madeira e com vista panorâmica para a Serra de Montejunto.

Está inserido nos limites de uma paisagem protegida, por isso, a biodiversidade e a proteção ambiental são fatores muito importantes. Este eco lodge propõe-se ser um nicho ecológico, pelo que aposta na recuperação de plantas nativas com o intuito de compensar a perda de florestas e combater a seca na região.

Há ainda diversas atividades de natureza para escolher, mas, se preferir apenas relaxar, este espaço é ideal para ficar a ouvir e a observar diversas espécies de aves.

Para aquecer com o sol de inverno

Casa Tuia

Se está a pensar rumar até ao Algarve para aproveitar a calma das praias e o sol de inverno, ou mesmo para passear pelos vales suspensos, tem de conhecer a Casa Tuia, um resort de glamping que proporciona uma experiência de eco turismo. De um lado, tem vista para a montanha, do outro vista para o mar e está apenas a um quilometro da praia da Carvoeira. Neste espaço, vai encontrar tendas que são verdadeiras casas com terraço, construídas sobre estacas de madeira para não prejudicar o solo. O edifício principal foi reaproveitado e reestruturado para a hotelaria e tanto o bar como o lounge nasceram de um antigo contentor de transporte marítimo.

Quer opte pelo norte, centro ou sul, espelhe também o seu amor pelo ambiente ao escolher uma estadia mais sustentável e ao fazer turismo mais consciente. Se estiver a pensar juntar um presente, espreite estes presentes mais amigos do ambiente.