EAT PRAY LOVE é nome de filme e, ao mesmo tempo, o nome do restaurante que ocupa o n.º 27 da Travessa do Carvalho, no Cais do Sodré. Abriu portas em maio de 2021 pelas mãos de Inês Eiras Antunes. Com a intenção de “trazer algo diferente a Lisboa e apresentar uma alternativa ao considerado, ‘saudável’, até agora”.

Aqui encontrava-se uma antiga padaria que, entretanto, se transformou num espaço onde se pode ouvir música ao vivo, praticar ioga, apreciar um brunch, tomar o pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar. Tudo isto, claro, com companhia. Afinal, esse é também um dos pilares. “O EAT PRAY LOVE passa pela alimentação equilibrada e pelo cuidado mental, físico e espiritual, mas sem o convívio, diversão e amor, não existe saúde e felicidade”, reforça Inês Eiras Antunes.

EAT PRAY LOVE, um nome, três pilares

Comer, orar e amar, nome do filme, em português, da autoria de Elizabeth Gilbert, lançado em 2010. O mesmo título, na versão original, foi escolhido para este restaurante, uma vez que o conceito de autoconhecimento, mudança e, claro, busca pela felicidade através do convívio são os ingredientes que preenchem o ambiente do espaço.

A responsável por este projeto explica melhor o que está por trás de cada um dos nomes: “EAT remete para comida flexível, deliciosa, o mais orgânica e saudável possível. PRAY direciona-se para o crescimento pessoal, físico e espiritual, através dos nossos eventos, de que são exemplo as aulas de ioga. LOVE, propõe amarmo-nos uns aos outros em convívio e diversão”.

Saúde, felicidade e sustentabilidade encontram-se à mesa

Até à mesa dos clientes vão iguarias flexitarianas, sumos naturais e Kombuchas. Entre Bowls, tostas, panquecas e saladas, há ainda opções com carne e peixe, como hambúrgueres de frango ou de salmão e um prato de atum, tornando o restaurante um espaço de comida saudável acessível ao gosto de todos.

Além de incutir uma alimentação saudável, um maior conhecimento pessoal e o convívio, este restaurante procura envolver todos estes conceitos com cuidados ambientais.

“Sempre que possível utilizamos produtos locais, biológicos e sazonais”, começa por enumerar”. Este restaurante apesar de servir maioritariamente pratos vegetarianos e vegan tem também opções de carne e peixe na carta, para que todos tenham lugar à mesa. No entanto, refere Inês Eiras Antunes “utilizamos produção de animais criados ao ar livre e não temos carnes vermelhas.

Como todos os gestos contam, o EAT PRAY LOVE estabeleceu ainda uma parceria com a marca de cerveja Ocean Beer, acordando que os lucros da venda desta bebida revertem para ajudar na limpeza de praias e oceanos.

Por fim, a reciclagem aqui é também obrigatória e, segundo a responsável, apela-se ao mínimo desperdício possível. “Na nossa cozinha nada se estraga, aproveitamos tudo”.

Travessa do Carvalho, 29, Lisboa

T. 21 248 0548