Finalmente de férias, a aproveitar o sol e o calor? Brinde ao verão de forma mais ecológica. Confirme aqui se está a pôr todas as embalagens no ecoponto certo.

Verão com bebidas frescas

Quando falamos em brindar ao verão vem de imediato à ideia uma bebida fresquinha. Mas, se esta estiver embalada numa garrafa de vidro, sabe onde colocar a carica?

A reciclagem destas embalagens é bastante facilitada, pois tanto a garrafa como a carica devem ser colocadas no ecoponto verde. A carica, por ser um material pequeno, pode e deve seguir com a embalagem de vidro para que não se perca nos processos de triagem. Ao ficar misturada com o vidro, quando chega às empresas de transformação e reciclagem, os metais são separados através de um íman e encaminhados para um circuito próprio.

O verão e o calor são convidativos a qualquer tipo de bebidas, por isso, no caso de optar por garrafas de plástico, de água ou sumo, lembre-se que, depois de consumidas, estas embalagens devem ser colocadas no ecoponto amarelo.

A sua reciclagem pode dar origem a novas embalagens ou até aos mais variados produtos, como malas de viagem ou até calções e fatos de banho.

Embalagens de gelados e das bolas de Berlim em que ecoponto são?

Para quem considera esta estação do ano como sinónimo de gelados, há que relembrar que o invólucro que os embala também deve ser colocado no ecoponto amarelo. Mas, atenção: os pauzinhos de madeira e as embalagens de papel sujas são no lixo comum.  

Os veraneantes que não dispensam uma bola de Berlim, na areia ou na esplanada, devem também saber que os papéis com gordura ou os próprios guardanapos, não devem ir para o ecoponto azul, devem ser depositados no lixo comum.

No entanto, se a caminho da praia pedir um café num copo de papel, pode colocá-lo vazio no ecoponto azul.

Qual o ecoponto do protetor solar dos insufláveis estragados?

Um dia de verão bem passado inclui banhos de sol com mergulhos e até insufláveis à mistura.

No caso do protetor solar ou bronzeador acabar, não se esqueça de que o lugar da embalagem de plástico é no ecoponto amarelo, quer seja de spray, de bisnaga ou um simples frasco de plástico com pequenos resíduos no fundo.

Já as boias e os insufláveis estragados, bem como os chinelos de borracha, não têm lugar no ecoponto amarelo pois não são embalagens. O melhor a fazer, no caso dos insufláveis é levá-los até um ecocentro. Para dar um fim mais circular aos chinelos de borracha deposite-os num contentor próprio disponível nas lojas da marca havaianas e associadas. 

Não tire férias da reciclagem, onde quer que esteja separe corretamente as suas embalagens.