O Natal está à porta. Entre almoços e jantares com familiares e amigos, há muitos resíduos que geram dúvidas sobre o correto encaminhamento que se lhes deve dar. Será que vão ou não para um ecoponto? Tire as teimas aqui!

Na azáfama da cozinha a reciclagem também faz parte da receita

Ainda na cozinha antes de reunir a família à mesa, há que ter atenção às embalagens dos alimentos.

Por exemplo, o óleo das frituras deve ser reposto dentro da garrafa para ser mais tarde colocado num oleão. Se ainda vai reaproveitar o óleo, mas quer descartar a garrafa, não precisa de a lavar, basta escorrer, espalmar e colocar no ecoponto amarelo.

No caso de acabar com a farinha, o açúcar e os ovos, coloque as respetivas embalagens no ecoponto azul.

Se às receitas juntar leite condensado ou natas, tanto a lata como o pacote devem ir para o ecoponto amarelo. Para aqui vão também as cuvetes de esferovite dos legumes e os plásticos que os embalam.

Vai comprar bacalhau para demolhar? Caso este venha embrulhado em papel, depois de tratar da refeição deixe o invólucro seguir caminho para o ecoponto azul. Se compra congelado, coloque a embalagem no ecoponto amarelo.

Mel, doce, compota, canela ou erva doce. Se estes ingredientes fazem parte das suas receitas, depois de a embalagem estar vazia, os frascos de vidro têm lugar no ecoponto verde. E as tampas? Apenas as grandes devem ser colocadas no ecoponto amarelo. As mais pequenas vão com a embalagem para o verde.

Depois da refeição há novos resíduos para separar

Brindar com a família e amigos é sempre bom e no fim da refeição as garrafas de vidro vazias devem seguir para o ecoponto verde, enquanto as de plástico e pacotes de bebidas vão para o amarelo.

No caso das rolhas de cortiça das garrafas de vidro, podem ser guardadas e mais tarde entregues para o projeto Green Cork que as recolhe para reciclagem, ao mesmo tempo que financia a plantação de árvores autóctones.

Se com a agitação se partir um copo ou um prato, não os coloque no ecoponto verde. Deixe os cacos de parte para depositar no lixo comum ou levar até um ecocentro.

Também as cápsulas do café que já não cabem no reservatório da máquina podem ser guardadas num saquinho à parte para depois serem entregues à marca ou a um outro programa de reciclagem.

As pilhas do comando da televisão ou dos brinquedos dos mais novos já não estão a funcionar? Guarde-as para mais tarde as depositar num contentor de resíduos elétricos e eletrónicos. O mesmo acontece se, no entretanto, as luzes da árvore de Natal se fundirem. O melhor destino é levá-las para o mesmo contentor.

Papel de embrulho amachucado depois de desembrulhado e sacos de papel que serviram para transportar presentes têm lugar no ecoponto azul. Já os laços podem ir para o amarelo.

Deixe que a reciclagem e a separação de resíduos façam parte do seu Natal.

Boas festas e boa reciclagem!