Entre presentes de Natal, prendas de aniversário ou simplesmente compras quotidianas, as embalagens fazem parte da nossa vida e tanto podem ter uma função meramente decorativa como ser úteis para preservar determinados produtos. O que provavelmente desconhecia é que existem umas mais fáceis de reciclar do que outras. De seguida, fique a saber como escolher a melhor.

As melhores embalagens a escolher são aquelas que podemos reciclar. Ao encaminhá-las para o ecoponto certo estamos a proporcionar uma nova vida aos materiais, evitando extrair novas matérias primas da natureza, entre outras vantagens.

Todas as embalagens de plástico, metal e pacotes de bebidas são bem-vindas ao ecoponto amarelo, tal como as de papel e cartão ao azul, ou as garrafas e os frascos de vidro ao ecoponto verde.

Há, no entanto, algumas embalagens que são mais amigas do sistema de reciclagem e que facilitam o seu processo de transformação.

Quais são as embalagens mais fáceis de reciclar?

As transparentes ou mais claras

Quanto mais claras as embalagens forem, mais fácil se torna o processo da sua transformação em novos materiais. Pense nesta característica quando estiver a escolher um determinado creme ou kit de maquiagem para oferecer.

A esta característica junta-se ainda a questão do rótulo. A informação essencial que consta nas embalagens não deve ocupar toda a sua superfície. A razão prende-se com os processos automatizados de separação de materiais. Quanto mais visível for a embalagem para estes sistemas, mais simples se torna o seu processo de triagem dos materiais.

As embalagens devem espalmar-se

Quando se trata de escolher uma embalagem em detrimento de outra, a melhor opção pode estar na que mais facilmente se pode espalmar.

Ao espalmar embalagens antes de colocar no ecoponto está a contribuir para que exista mais espaço para colocação de outras, aumentando a capacidade dos contentores e diminuindo o número de deslocações dos camiões dos resíduos, contribuindo simultaneamente para a redução da emissão de CO2.

À procura de presentes de Natal? Agora já sabe, se puder, escolha produtos mais amigos da reciclagem. Se quiser saber mais sobre este tema, o Ponto Verde Lab, é o local ideal. Trata-se do um “laboratório” criado pela Sociedade Ponto Verde de sugestões práticas direcionadas para quem produz ou coloca as embalagens no mercado.