14, Fevereiro 2022
Lavar embalagens antes do ecoponto? Não vale a pena
Esta é uma das dúvidas mais frequentes em matéria de reciclagem: é preciso lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto? A resposta é: Não. Explicamos já a seguir porquê.
Esta é uma das dúvidas mais frequentes em matéria de reciclagem: é preciso lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto? A resposta é: Não. Explicamos já a seguir porquê.
O ecoponto amarelo é dos que, provavelmente, suscita mais dúvidas. Talvez porque são vários os tipos de embalagens que nele devemos colocar e que muitas vezes acondicionaram alimentos gordurosos: de plástico, de metal e pacotes de bebidas.
Mas no que toca à lavagem de embalagens, quer seja amarelo, azul ou verde, a regra serve para qualquer ecoponto e nenhuma precisa de ser lavada.
Não é preciso lavar porque…
Lavar as embalagens não acrescenta vantagem para o processo de reciclagem: a gordura, vestígios de alimentos e bebidas ou até restos de champô ou detergente não interferem no processo de reciclagem, pois existe uma fase de lavagem e tratamento que elimina os vestígios.
Isto significa que, ao lavar as embalagens em casa, antes de as colocar no ecoponto, está a duplicar o trabalho e a desperdiçar água.
Não se lava, mas… há 3 passos a seguir!
Esvaziar (o máximo possível), espalmar e colocar a tampa.
Esvaziar: é verdade que o processo de reciclagem retira as sujidades, mas é importante que o ecoponto esteja cheio de embalagens e não de restos de comida, líquidos ou produtos. Escorra ou esvazie ao máximo a embalagem!
Espalmar: espalmar as embalagens otimiza o espaço do seu ecoponto doméstico para que demore mais tempo a encher. Quantas mais embalagens lá couberem, menos viagens ao ecoponto. Esta ação também otimiza o seu transporte, porque contribuí para que o camião de recolha não venha buscar um ecoponto cheio de ar…
Se tiver dúvidas sobre como as espalmar, espreite este artigo e aprenda a espalmar embalagens.
Colocar a tampa: Sempre que a tampa for de tamanho inferior a 50 mm deve colocá-la no ecoponto correspondente à embalagem. Por exemplo, deve colocar a carica de metal junto com a garrafa de vidro no vidrão. Pela sua dimensão pequena, é melhor que sigam com as embalagens para não se perderem nos processos de tratamento.
E na hora de as colocar no ecoponto, podem ir com os rótulos.
Se por acaso está a pensar “porque é que alguém iria lavar uma embalagem para a colocar no ecoponto azul?” a verdade é que não são laváveis, mas também não devem ser colocadas lá se contiverem sujidade. É o único ecoponto que não aceita embalagens sujas ou com gordura.