Se Páscoa é sinal de almoços em família, caça aos ovos e doces para todos, este ano há um ingrediente importante que não pode faltar a miúdos ou graúdos: a reciclagem. Não deixe que nenhuma embalagem lhe escape, confira se sabe onde colocar todos os resíduos.

Guloseimas de Páscoa

Páscoa é sinal de ovos de chocolate, amêndoas de todos os géneros e feitios? Como se descartam os invólucros das guloseimas todas?

O papel que envolve os ovos de chocolate deve ir para o ecoponto amarelo, e, se o ovo trouxer surpresa a embalagem que a envolve deve seguir o mesmo caminho. Para quem é maior fã de tabletes de chocolate não se pode esquecer que o papel ou o cartão que os envolvem também deve seguir para o ecoponto azul.

O papel de alumínio que envolve as moedas e os pequenos ovinhos de chocolate deve ir para o ecoponto amarelo e a rede que embala estes doces também.

Os pacotes das amêndoas são de plástico e por isso, quando estiverem vazios devem ir também para o ecoponto amarelo. O mesmo acontece com os invólucros dos chupa-chupas ou dos rebuçados.

À mesa

Antes de chegar à mesa, é na preparação das refeições que é necessário ter atenção. Se nesta Páscoa vai pôr as mãos na massa e cozinhar para a família ou amigos não se esqueça:

No caso dos bolos, o pacote da farinha e a caixa dos ovos devem ir para o azul. Se a garrafa do óleo acabar, mesmo engordurada, esta deve ir para o ecoponto amarelo. Latas de fruta, de fermento, de leite condensado, ou pacotes de natas também devem seguir o mesmo destino, ainda que sujas ou com pequenos restos no fundo.

Já depois da refeição, as garrafas de vidro devem ir para o ecoponto verde e as de plástico para o amarelo. No caso de alguma loiça se partir, seja prato, copo, ou pirex deve colocar os pedaços no lixo comum.

E o que fazer com as sobras de comida? Não deixe que a sua Páscoa gere desperdício. Rentabilize as suas receitas ao máximo, reaproveitando tudo o que for possível.

Celebre a Páscoa de mãos dadas com o ambiente. Não desperdice comida e no final das refeições encaminhe as suas embalagens para os ecopontos certos.