19, Junho 2023
O camião de recolha dos ecopontos mistura tudo?
Esta é a dúvida que surge muitas vezes depois de assistir à recolha dos ecopontos. O que acontece nesta operação e para onde vão os resíduos?
Esta é a dúvida que surge muitas vezes depois de assistir à recolha dos ecopontos. O que acontece nesta operação e para onde vão os resíduos?
Como já vimos na websérie “Reciclar é para o bem”, da Sociedade Ponto Verde, depois de colocados no devido ecoponto, os resíduos de embalagens são levados para uma empresa de gestão de resíduos (SGRU) e posteriormente transportados para as empresas recicladoras. Mas, como é feita a recolha pelo camião?
O camião da reciclagem recolhe mais do que um ecoponto
É comum ver-se um só veículo a recolher mais do que um tipo de resíduos. Atualmente a recolha é feita por cores. Muitas vezes, é possível ver um camião a recolher, na mesma volta, os resíduos que se encontram no ecoponto azul e os do ecoponto amarelo. Mas isso não significa que estes sejam misturados.
O camião que recolhe os resíduos de embalagens não junta todos os resíduos.
Quando se aproxima dos contentores, encaixa um gancho na argola que se encontra no topo de cada equipamento e eleva-o até uma parte específica do camião. Depois de situado, o alçapão do ecoponto é aberto e o conteúdo despejado para uma divisória.
O processo repete-se para mais um equipamento, sendo os resíduos de outro ecoponto despejados para outra divisória do mesmo camião.
Espalmar embalagens traz vantagens em casa e ao camião de recolha
Para ajudar a reduzir a pegada carbónica da recolha de resíduos e tornar a reciclagem ainda mais amiga do ambiente, podemos espalmar as embalagens.
Ao reduzir o volume dos resíduos permitimos que se crie mais espaço para que outros sejam depositados nos ecopontos. Simultaneamente, evitamos os camiões fazem menos viagens e, numa só volta, conseguem recolher maior quantidade de embalagens.
Diga não aos mitos da reciclagem. Os camiões não juntam todos os resíduos, apenas recolhem mais do que uma tipologia para poder reduzir a quantidade de circuitos realizados ao mesmo tempo que poupam a emissão de CO2 para a atmosfera.