A poucos dias do Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, fique a saber como celebrar de forma mais amiga do ambiente. A RECICLA deixa-lhe várias dicas de como colocar os 3R a funcionar no dia 31 de outubro.

Guloseimas e doces assustadores

Halloween é sempre sinónimo de guloseimas ou aperitivos que, por esta altura, ganham formas de monstros e outras personagens alusivas ao dia.

Entre embalagens de gomas e invólucros de rebuçados ou chupa-chupas não se esqueça de, no fim, colocar tudo no ecoponto amarelo.

Muitas vezes nos supermercados surgem objetos e formas de embalar e transportar guloseimas diferentes. É o caso de baldes e cestos em forma de abóbora, caldeirão ou cabeça de esqueleto. Estes recipientes feitos de plástico devem ser reutilizados o máximo possível e por vários anos. Opte por guardar para o ano seguinte ou reutilizar para outra finalidade como um vaso de plantas, por exemplo. Quando se danificarem ou não estirem em condições de reutilizar, deposite no lixo comum.

Decorações e Disfarces de Halloween

Opte por escolher decorações que poderá utilizar numa próxima festa. Escolha uma toalha de pano reutilizável, louça e decorações que possa reaproveitar vezes sem conta. Procure em segunda mão ou confirme entre amigos e conhecidos se não poderá usar emprestada.   

Também as bandoletes, as facas ou as vassouras que compõem os trajes de Halloween não tem lugar nos ecopontos. As melhores soluções para este tipo de enfeites passam por reutilizar o que se tem de anos anteriores, trocar com amigos ou comprar em segunda mão.

Além dos disfarces, a maquilhagem ajuda a caracterizar as personagens escolhidas e, no que toca a este tipo de embalagens vazias, os ecopontos são o local certo para as descartar. Seja o frasco do sangue falso, ou os godés de pintura dos olhos, veja aqui como reciclar em beleza

Na sua festa vai utilizar serpentinas em spray? Se sim, lembre-se que estas embalagens depois de vazias podem e devem ir para o ecoponto amarelo.

Sobras e desperdícios de Halloween

Depois da festa ficaram as sobras e os restos de comida? No caso das guloseimas ou aperitivos há que guardar tudo em frascos herméticos e ir consumindo para que não se estrague.

No caso de haver sobras de uma refeição em concreto há várias soluções para aproveitar a maior quantidade possível, inspire-se aqui.

Os restos de comida também se separam. Compostar é uma outra forma de fazer reciclagem. Adira ao sistema de descarte de resíduos biológicos que o seu concelho possui e contribua também desta forma para a economia circular.

Tomou nota de tudo? Torne a sua festa de Halloween mais amiga do ambiente. Recicle tudo o que for possível, reutilize o que já tinha adquirido em anos anteriores e reduza o desperdício. Encontre aqui outras dicas mais sustentáveis e veja como fazer decorações com papel.