Sem criatividade para as próximas refeições? O calor pede algo mais suave, mas ainda não sabe bem que receita seguir? A RECICLA deixa-lhe algumas sugestões para um verão sem desperdícios e com mais originalidade na cozinha.

Cascas e talos de legumes para que os queremos?

Cascas de batata, batata doce, de cenoura, de abóbora ou de beterraba podem ser consumidas como “batatas fritas”. Depois de bem lavadas em água corrente, secas com um pano para retirar o excesso de humidade, basta colocar num tabuleiro, temperar com sal e especiarias ou ervas aromáticas, colocar um fio de azeite e levar ao forno ou à airfryer.

Sai uma pizza… de arroz de ontem

Parece estranho, mas o desafio está na massa. Basta ter um liquidificador e colocar-lhe dentro: uma chávena de chá de arroz cozido, uma chávena de chá de leite, meia chávena de chá de óleo, dois ovos, uma colher de sopa de fermento em pó, duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado e um pouco de sal.

De seguida é necessário untar uma forma baixa para colocar a mistura e levá-la ao forno por 25 minutos. Depois, teste se a massa está pronta, através de pequenos furos.

O passo seguinte é colocar os ingredientes que pretende, idealmente outras sobras, e voltar a colocar no forno para dourar a massa e gratinar o recheio.

Uma pizza de couve-flor ou brócolos

Ainda nas receitas de pizza, experimente criar uma massa com base em talos de couve-flor ou de brócolos.

Depois de bem lavados, coloque aproximadamente 300 gramas de talos no processador de cozinha até estes estarem bem triturados. Junte uma colher de sopa de salsa picada, uma colher de chá de orégãos, 40g de queijo mozarela ralado, um ovo e misture todos os ingredientes até ficarem bem ligados.

De seguida e com o forno pré-aquecido, coloque a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha de milho. Espalme a mistura até não ter mais que um centímetro de altura, deixando a massa durante 20 minutos a uma temperatura média. Por fim, aumente o forno para 200ºC e aguarde mais 10 minutos.

Para sobremesa: cascas de laranja com chocolate

Se tiver feito sumo de laranja para o pequeno almoço ou para acompanhar o almoço, guarde as cascas, vão ser necessárias para consumir mais tarde numa sobremesa.

Apare as cascas até ficarem sem parte branca e corte-as em tiras de aproximadamente cinco centímetros. Reserve-as num frasco fechado com água e leve ao frigorífico durante 48 horas, trocando a água três vezes ao dia.

O passo que se segue é escorrer as cascas e deitá-las num tacho com água a ferver, mantendo-as em lume brando por meia hora. Retire, escorra e reserve.

De volta ao tacho, junte 360 gramas de açúcar a cinco chávenas de água e a sumo de meio limão. Leve ao lume e mexa até o açúcar se dissolver. Assim que ferver junte novamente as cascas até voltar a ebulir e mantenha o lume brando durante uma hora ou até a calda engrossar e as cascas parecerem mais macias.

O passo seguinte é retirar as cascas da água com um escorredor e colocá-las em cima de um tabuleiro forrado a papel vegetal durante 24 horas. Depois de bem secas, polvilhe com açúcar em pó até ficarem totalmente envoltas.

Depois de verificar que estão novamente secas e bem soltas mergulhe-as numa taça de chocolate derretido no micro-ondas, e de seguida coloque no frigorífico para endurecerem.

Procura outras receitas? Veja aqui como fazer sumos, doces e até gelado com cascas de fruta. Assine a newsletter da RECICLA para todas as semanas receber mais ideias sustentáveis no seu email.