Encomendou uma refeição para casa ou para o escritório? E o que vai fazer com as embalagens no final? Ecoponto amarelo, azul ou nenhuma das opções? A RECICLA dá-lhe a resposta.

Embalagens de takeaway que dizem sim ao Ecoponto Amarelo

  • Caso o restaurante que escolheu tenha por hábito enviar as suas refeições em caixas plásticas com tampa igual, saiba que estas podem ir para o ecoponto amarelo. Basta esvaziar os restos de comida e colocar para reciclagem.
  • O mesmo acontece quando as refeições chegam em bandejas de alumínio. O procedimento é muito semelhante: esvaziar, espalmar e colocar no ecoponto amarelo.
  • No caso de a embalagem ser de cartão, mas possuir uma tampa plástica, pode colocar a tampa no ecoponto amarelo.

Embalagens de delivery que dizem sim ao Ecoponto Azul

  • Neste ecoponto, é necessário recordar que não devem ser colocados embalagens, cartões ou papéis sujos com comida.
  • No entanto, não se sinta aos papéis com a reciclagem. A caixa de pizza, mesmo com um pouco de gordura pode seguir para o ecoponto azul, o mesmo acontece com o saco de papel que trouxe a refeição.
  • A caixa de papel que trouxe as bolachinhas, o pastel de nata ou os croissants, também pode seguir para este ecoponto.

O delivery e o takeaway trouxe, mas a reciclagem não leva

Há, no entanto, algumas embalagens e outros utensílios que complementam o nosso pedido de refeições, mas que não podem ser depositados para reciclagem.

É o caso dos talheres. Quer ainda sejam de plástico, ou de madeira. Nem os primeiros podem ir para o ecoponto amarelo. Deve depositar no lixo comum. O invólucro, no entanto, pode ser colocado no ecoponto (amarelo, se for de plástico, azul, se for de papel).

As caixas que aparentam ser de cartão, mas dizem ser compostáveis, também não devem ser colocadas no ecoponto azul. Não deixe que nenhuma embalagem escape ao seu respetivo ecoponto. Continue a ler a RECICLA para se manter a par de todas as novidades do mundo da reciclagem.