Já sabe onde colocar as latas e embalagens de plástico, as garrafas e os fracos de vidro, bem como o papel e o cartão. Mas e o que vai fazer com roupa antiga, CD’s, brinquedos, peças de plástico ou metal inutilizáveis? Antes de destralhar tudo junto aos ecopontos ou ao contentor de lixo comum saiba aqui o que fazer àquilo que não deve colocar nestes equipamentos.

Se as embalagens são no ecoponto, onde se depositam outros objetos?

Com certeza que saberá de cor que as embalagens de plástico e metal, como garrafas de água ou sumo e latas de conserva devem ser colocadas no ecoponto amarelo. O mesmo acontece com os frascos ou garrafas de vidro, no verde. Estes dois ecopontos só aceitam embalagens. O ecoponto azul, além das embalagens de cartão, aceita papéis, jornais e revistas.

Relembradas as regras, fica a faltar saber o que fazer com brinquedos, móveis de plástico, prateleiras de madeira, roupa, entre vários outros objetos que já não pretende continuar a utilizar.

O primeiro passo é perceber se os pode doar a alguém ou a alguma instituição ou se, de facto, não estão em condições de utilização. Neste último caso pode pesquisar na Wasteapp qual o sítio mais perto onde pode corretamente descartar os seus resíduos.   

Uma outra hipótese é dar-lhes uma nova vida, transformando-os noutros objetos ou dando-lhes outras funções.

No caso de não haver forma de reaproveitar objetos, roupa ou outros utensílios antigos, não se deixe levar pelo Wish Cycling e não os coloque dentro dos ecopontos.

Por que não devemos deixar resíduos junto aos ecopontos?

Ao deixar resíduos volumosos junto aos ecopontos está a dificultar a deposição de embalagens nestes equipamentos. Além disso, está também a dificultar o trabalho de quem recolhe e esvazia estes contentores.

Por outro lado, a deposição indevida de resíduos volumosos junto aos ecopontos e contentores provoca poluição visual, atrai insetos e outros animais, que muitas vezes acabam por espalhar os resíduos.

Há ainda mais um aspeto a ter em conta: estes resíduos, ao serem recolhidos pelas equipas municipais são conduzidos até aterros ou incineradoras, não sendo separados para reciclagem ou reaproveitamento.

Se não posso depositar nos ecopontos onde posso deixar?

Já ouviu falar de ecocentros? São parques de maiores dimensões, compostos por diversos contentores. São abertos ao público para que se possa colocar para reciclagem aquilo que não pode ser deixado nos ecopontos.

Existem vários por todo o país. Aqui pode consultar a lista dos ecocentros do Sistema Ponto Verde, organizado por concelhos.

Há ecocentros móveis perto de todos

Para facilitar a recolha de resíduos que não podem ser colocados nos ecopontos, muitas autarquias possuem ecocentros móveis para que possa levar os seus resíduos a um ponto mais acessível ou perto de casa.

É disso exemplo a região metropolitana do Porto, com equipamentos em Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Também no concelho de Lisboa há ecocentros itinerantes, com uma calendarização específica para cada freguesia.

Cascais seguiu o exemplo e faz circular estes equipamentos pelas freguesias em diferentes dias da semana, tal como a câmara municipal de Almada, que todos os meses coloca estes contentores em zonas diferentes.

Agora já sabe que pode dar uma nova vida aos seus resíduos. Coloque as embalagens nos ecopontos e o restante leve até um ecocentro.

Não se esqueça de que os equipamentos elétricos e eletrónicos têm um contentor específico, e a roupa pode depositá-la nos contentores de rua. Se ainda assim surgirem dúvidas, contacte a Sociedade Ponto Verde, através da linha Ponto Verde 210 102 480 ou do email info@pontoverde.pt .