17, Janeiro 2024
Onde se deposita o óleo alimentar para ser reciclado?
Comeu atum, fritou uns salgados ou batatas, e tem óleo para descartar? Não deite o líquido por nenhum dos canos que tem em casa! Veja aqui qual a forma mais correta de tratar o óleo alimentar.
Comeu atum, fritou uns salgados ou batatas, e tem óleo para descartar? Não deite o líquido por nenhum dos canos que tem em casa! Veja aqui qual a forma mais correta de tratar o óleo alimentar.
Porque não se pode deitar óleo alimentar pela canalização?
O óleo despejado pelos canos é muito prejudicial ao ambiente. Basta um 1 litro de óleo despejado desta forma para contaminar 1 milhão de litros de água, a quantidade de água estimada que uma pessoa necessita para viver durante 40 anos*.
Outros problemas causados pelo indevido descarte de óleo alimentar na canalização são o desenvolvimento de pragas, bem como os danos que se podem causar na canalização.
Também as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) podem ver comprometido o seu correto funcionamento. Quando os óleos alimentares são eliminados de forma incontrolada podem contaminar solos e águas de ribeiras ou mares.
Reciclar óleo alimentar é a solução!
Sabia que a reciclagem de mil litros de óleos alimentares usados pode produzir entre 920 a 980 litros de biodiesel*? Este combustível apresenta níveis de emissão de dióxido de carbono 80% mais baixos que o gasóleo convencional.
*Dados da Agência Portuguesa do Ambiente
Reciclar em 4 passos
Para descartar óleos alimentares usados é preciso:
- Deixar o óleo arrefecer;
- Colocá-lo dentro de uma garrafa de plástico (qualquer uma);
- Fechar bem a garrafa;
- Levá-la até ao óleão mais próximo.
Existem equipamentos próprios para estes resíduos. Podem ser laranjas, mas também de outras cores, dependendo da empresa responsável. Para saber onde fica o óleão mais próximo basta pesquisar na Waste App.
As garrafas que colocar nestes equipamentos são depois enviadas para reciclagem também.
O que se pode depositar no óleão:
Nestes equipamentos pode colocar:
- Óleo de frituras. O mais genérico é de girassol;
- Óleo de enlatados, proveniente por exemplo de latas de atum;
- Óleo de girassol;
- Óleo de palma;
- Óleo de soja;
- Óleo de coco;
- Óleo de abacate;
- Óleo de amendoim;
- Óleo de linhaça;
- Azeite;
O que não pode colocar neste equipamento:
- Margarina;
- Manteiga;
- Óleos de motor;
- Óleos lubrificantes;
Contribua para a economia circular, além da separação de embalagens, coloque também para reciclagem o seu óleo alimentar usado. Acompanhe as novidades do mundo da reciclagem e as dicas mais amigas do ambiente na RECICLA.