Colocou nas resoluções de 2024 ser mais amigo do ambiente este ano? A reciclagem é o passo que lhe falta! Se já tem o hábito de separar as embalagens, veja aqui o que provavelmente ainda lhe escapa e comece o Ano Novo a contribuir mais e melhor para a economia circular!

O ecoponto verde leva mais do que garrafas de vidro

No ecoponto verde deve colocar garrafas, boiões e frascos de vidro.

O ecoponto verde diz não a loiça, espelhos ou lâmpadas. Por o tipo de vidro ser diferente daquele que é utilizado para produzir embalagens de vidro estes resíduos não se devem misturar.

No entanto, o ecoponto verde aceita ainda frascos de perfume, mesmo que o dispensador não seja amovível, bem como frascos de desodorizante com o roll-on integrado.

A caixa da pizza vai ou não vai para o ecoponto azul?

Parece uma eterna questão, mas não tem de o ser. A caixa da pizza, bem como outros materiais de papel e cartão vão para o ecoponto azul livres de gordura ou sujidade excessiva.

Assim, não só a caixa da pizza não deve ir para o ecoponto caso esteja demasiado suja, tal como não deve colocar neste ecoponto as caixas dos bolos ou doces engorduradas.

Nenhuma embalagem deve ser lavada

O ecoponto amarelo, além de aceitar embalagens de plástico, pacotes de bebidas e de alumínio ou metal, permite que estes sejam descartados sem serem lavados.

Quer seja uma garrafa de óleo vazia, uma embalagem de creme terminada, ou uma lata de algum tipo de conserva, não é necessário lavar antes de separar, basta escorrer o excesso.

Não deite por água abaixo óleo alimentar

Além de colocar embalagens de papel e cartão no ecoponto azul, garrafas e frascos de vidro, no verde e plástico, metal ou alumínio no amarelo, o óleo alimentar também deve ser colocado para reciclagem.

Sempre que precisar de descartar este tipo de resíduo, deixe-o arrefecer, coloque numa garrafa de plástico e leve-o até ao óleão mais próximo.

Comece a valorizar os seus resíduos orgânicos

Se já trata a reciclagem por tu e sabe tudo o que deve e não deve colocar nos diferentes ecopontos, está na altura de começar a valorizar mais os seus resíduos orgânicos.

Saiba junto da sua câmara municipal qual o método utilizado para fazer esta separação.

Há locais onde são distribuídos contentores domésticos para depositar estes resíduos e fazer composto em casa. Outras autarquias disponibilizam contentores de rua próprios para o efeito ou distribuem sacos próprios para a sua separação.

Veja aqui como separar corretamente os resíduos orgânicos.

Faça de 2024 o ano da reciclagem. Separe as suas embalagens e ajude amigos e familiares a fazerem o mesmo. No caso de surgirem dúvidas, pergunte à Sociedade Ponto Verde, através da a linha Ponto Verde 210102480 ou do email info@pontoverde.pt . Continue a ler a RECICLA para saber mais sobre o mundo da reciclagem