Se a economia é cada vez mais circular, que voltas dão os pneus que já não estão aptos para andar na estrada? É um facto que a circulação rodoviária de pessoas, seja ela com veículos mais ou menos amigos do ambiente, continua a depender da utilização de pneus. Quando estes chegam ao fim de vida útil, o que lhes acontece? Onde podem ser reciclados? Saiba aqui como são reaproveitados.

Sabia que cerca de 88% dos pneus em fim de vida são recolhidos e recuperados*? Sempre que muda de pneus, os mais antigos que ficam nas oficinas são depois encaminhados para empresas de tratamento destes resíduos, de forma a dar-lhe não um final, mas, sim, uma nova vida através da reciclagem.

*Global ELT Management – A global state of knowledge on regulation, management systems, impacts of recovery and technologies

Outra curiosidade que provavelmente desconhecia sobre pneus é que podem ser constituídos por mais de 200 componentes, entre eles borracha natural e sintética, aço e têxteis.

Mas, como acontece a reciclagem deste material?

Sendo os pneus materiais compostos por tantos componentes, os processos de reciclagem são diversos. Segundo a Valorpneu, os mais comuns são:

  • O processo mecânico, que, como o nome indica, tritura mecanicamente os pneus. O aço é retirado através de uma separação magnética, o têxtil é removido por uma etapa de diferenciação de densidades e a borracha é fragmentada em trituradoras e moinhos e depois separada por densidades, através de crivos de diferentes dimensões.
  • O processo criogénico, que utiliza azoto líquido para congelar a borracha à temperatura de 160ºC negativos, aproximadamente. Permite a fragmentação da borracha e a produção de granulado de borracha fina. De seguida, o pneu é triturado mecanicamente e os fragmentos são colocados em túneis criogénicos, passando depois por martelos pneumáticos. Após estas fases, é possível extrair o aço, através de um processo magnético, e o têxtil, por aspiração.

Em que se transformam os pneus?

São diversas as empresas que procuram dar nova vida aos pneus usados. É o caso da Continental, que valoriza estes resíduos como fonte de matéria-prima e até de energia para a indústria do cimento, pois uma parte destes pneus é utilizada como conteúdo energético para fornos no processo de transformação do cimento. Já a borracha em pó pode ser utilizada na construção de estradas, enquanto camada de asfalto.

Noutros casos, há componentes que são resgatados e utilizados como matéria-prima, como acontece com o aço. Já o granulado de borracha, pode ser usado no fabrico de pavimentos desportivos, campos de futebol ou parques infantis.

Como e onde reciclar?

Ao descartar pneus, entregando-os a entidades próprias, está a contribuir para que sejam reaproveitados ou reciclados.

Por norma, quando troca de pneus, os antigos ficam na oficina. Daí são encaminhados para os Centros da Rede de Recolha da Valorpneu para assim entrarem no processo de reutilização. No entanto, caso tenha algum em casa e o queira descartar pode:

  • Procurar o local mais perto para o deixar através da Wasteapp;
  • Contactar a câmara municipal e agendar a sua recolha;
  • Confirmar se a Norauto mais próxima pode encaminhá-los para reciclagem.

Dê uma nova vida aos seus pneus antigos, encaminhe-os para reciclagem. Continue a ler a RECICLA e fique a par de mais novidades sobre o mundo da economia circular.