Está na fase dos porquês da reciclagem ou conhece alguém que tenha mais perguntas do que respostas sobre este tema? A RECICLA esclarece 4 porquês para acabar com mitos da reciclagem e promover uma maior e melhor separação de embalagens.

Não se lavam embalagens. Porquê?

De facto, não é necessário lavar qualquer embalagem, seja de plástico, metal ou de vidro. As embalagens depois de serem triadas e enviadas para os recicladores passam por diversos processos, entre eles a lavagem.

Porque não devemos lavar as embalagens? Porque estamos a desperdiçar água, uma vez que um dos processos de reciclagem já inclui a sua limpeza.

Assim, antes de colocar no ecoponto qualquer embalagem suja, basta escorrer o máximo possível.

É preciso espalmar embalagens. Porquê?

Além de escorrer o excesso de sujidade ou gordura, sugere-se que, sempre que possível, as embalagens sejam espalmadas. A razão prende-se com a poupança de espaço quer em casa, quer nos próprios ecopontos de rua. Se reduzirmos o volume que uma embalagem ocupa ganhamos mais espaço para colocar mais embalagens.

Simultaneamente, esta medida ajuda ainda a poupar deslocações e as emissões de carbono dos camiões de recolha, que conseguem levar maior quantidade de resíduos de uma só vez, sem terem de fazer mais viagens.

O que é e porque existe o eco valor?

O ecovalor é uma taxa que é paga pelo produtor, embalador ou fornecedor de embalagens às entidades que fazem a gestão dos resíduos para que estes possam ser reciclados.

Esta taxa é necessária pois suporta os custos necessários a uma correta gestão dos produtos colocados no mercado quando estes atingem o seu final de vida. Esta gestão implica recolha seletiva, pré-tratamento, valorização e eliminação de resíduos.

O ecovalor contribui ainda para promover a sensibilização e a comunicação do público em geral, bem como promove projetos de investigação e de desenvolvimento na área dos resíduos.

Porque existe o mito que os camiões da reciclagem misturam os resíduos?

Os camiões que recolhem as embalagens dos ecopontos são, muitas das vezes, bicompartimentados. Isto quer dizer que possuem dois compartimentos, permitindo a recolha de dois tipos de resíduos numa só deslocação.

À primeira vista pode parecer que o camião da reciclagem junta resíduos de dois ecopontos, no entanto, cada tipo de embalagens é colocado no seu devido espaço sem ser misturado.

A esta forma de recolha junta-se o modelo dedicado, isto é, uma recolha destinada a uma cor de contentor em cada circuito de recolha.

Recicle sem dúvidas e sem porquês. Motive amigos e familiares a fazer o mesmo. Continue a acompanhar a RECICLA para se manter a par de todas as novidades do mundo da economia circular.