Tem animais de companhia? Sabe o que fazer às embalagens de ração, às camas e aos brinquedos estragados? A RECICLA dá-lhe uma ajuda e indica-lhe onde deve colocar estes resíduos.

Sejam caninos, felinos, roedores, aves ou aquáticos, todos os animais de estimação necessitam dos seus cuidados. Desde a alimentação, aos brinquedos, passando por diversos acessórios de bem-estar, há vários resíduos que se geram.

A alimentação dos animais de estimação

Sejam pacotes de plástico e/ou alumínio ou latas de patê quando as rações acabam, estas embalagens devem ir para o ecoponto amarelo.

Há ainda alimentos ou areia e pedras absorventes para caixas de areia dos gatos, embalados em sacos de papel/cartão. Também nestes casos, depois de terminado o conteúdo, a embalagem deve seguir para o ecoponto azul.

Outra forma de adquirir rações e outros alimentos para animais de estimação é através de compras a granel. Seja em grandes superfícies comerciais ou em pequenas lojas de rua, se optar por comprar à descrição, reutilize caixas herméticas ou sacos.

Mas, não são apenas as embalagens das rações que pode colocar no ecoponto. O pacote das toalhitas, bem como o frasco do champô ou o spray para o pelo depois de terminados podem igualmente ser colocados no ecoponto amarelo.

As caixas de papel que envolvem estas embalagens, bem como as etiquetas dos produtos novos, devem ser colocadas no ecoponto azul.

Quanto às embalagens mistas, compostas por cartão e plástico, depois de retirado o produto, estas devem ser separadas e cada componente colocado no ecoponto respetivo (papel no azul e plástico no amarelo).

Objetos e utensílios que se estragam

A tigela da água ou da ração partiu-se? Seja de vidro ou de plástico, não a coloque em nenhum dos ecopontos (amarelo ou verde), deve colocar no lixo comum.

O mesmo acontece com brinquedos estragados, sejam bolas, discos ou bonecos para morder, estes resíduos devem ser colocados no lixo comum.

Uma forma de gerar menos resíduos em torno dos brinquedos dos animais de estimação é oferecer-lhes uns feitos por si, com materiais reutilizados. Veja este exemplo de upcycling de roupas e têxteis.

Filtros, bombas e as lâmpadas de aquários danificados? Coloque-os nos contentores para resíduos elétricos e eletrónicos.

Doar e reutilizar artigos que o seu animal de estimação já não usa

Para o caso de ter camas, mantas, roupa (capas de chuva) ou brinquedos que o seu animal de estimação já não utiliza, procure doar a associações de animais.

O mesmo acontece, por exemplo, com gaiolas ou caixas transportadoras, evite colocar no lixo, algo que ainda pode ter uma segunda vida. Doe ou revenda, para que outra pessoa possa reutilizar.

Cuide do seu animal de estimação com maior consciência ambiental. Lembre-se de reciclar todas as embalagens, bem como de dar uma nova vida a tudo o que for possível. Continue a acompanhar a RECICLA para ficar a par de tudo o que pode e não pode colocar nos ecopontos.