Amanhã, 4 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Animal, a oportunidade ideal para saber como tratar do seu companheiro de forma mais sustentável. Não importa se é cão, gato, pássaro, peixe, reptil ou roedor. Há formas de tornar a vida de todos eles mais ecológica e com menor impacto. Aqui ficam algumas dicas.

Seja qual for o animal, prefira adotar

Se está à procura de um animal de estimação para lhe fazer companhia em casa, comece por pensar em adotar em vez de comprar. Esta escolha ajuda a retirar sobretudo gatos e cães de situações de abandono e de estabelecimentos institucionais, podendo, ao mesmo tempo, contribuir para travar maus-tratos e más condições de vida animal por parte de criadores clandestinos.

Higiene e cuidados

Cães a banhos? Cuidado com o desperdício de água. De quantos banhos um cão necessita por mês? Será essencial dar um banho completo ou lavar apenas as patas? Estas são algumas das questões sobre as quais pode refletir antes de iniciar a higiene do seu animal de estimação.  

Se puder dar banho ao seu cão no terraço ou quintal, utilize um balde em vez de deixar a mangueira com água a correr. Se o banho for na banheira, a regra mantém-se: feche a torneira enquanto está a passar os produtos no pelo.

No caso dos cães, coloca-se ainda a questão de apanhar os dejetos. Num passeio na rua importa utilizar sacos próprios para o efeito, mas saiba que o pode fazer de forma mais ecológica: é que existem opções biodegradáveis, que se decompõem mais depressa depois de descartadas no lixo comum.

Não se esqueça, no entanto, que, quer sejam de cão ou de outro animal, os dejetos não devem ser colocados no compostor doméstico ou no saco de recolha de resíduos orgânicos.

Peixinhos ou tartarugas a precisar de mudar de água? Reutilize e alimente as flores do jardim. A água dos aquários sujos enche-se de fitoplâncton e de diversos nutrientes que podem ajudar as suas plantas.

O espacinho do animal em casa

Precisa de uma cama ou de um espaço delimitado para o seu companheiro? Aqui está a oportunidade perfeita para dar novo uso a roupa antiga e já estragada que não teria outro fim se não o caixote do lixo.

Mesmo os animais que não prescindem de gaiola podem gostar de um tapete no fundo, sobretudo no inverno. Por isso, seja ele antigo, manchado ou rasgado ainda pode ganhar nova vida a dar mais conforto ao seu pet.

E, por falar em reaproveitar, dar asas à criatividade e fazer upcycling às calças de ganga para fazer camas e brinquedos para o seu cão.

Rações

Seja para gato ou para cão, ração de lata ou embalagens de plástico, depois de consumidas, estas embalagens têm lugar no ecoponto amarelo, mesmo com gordura, basta escorrer o máximo possível. Caso o seu animal de estimação consuma uma ração de sacos em papel/cartão, podem ir para o ecoponto azul.

Quer para o seu quotidiano, quer para o do seu animal de estimação, aplique sempre a regra dos três R: reduzir, reutilizar e reciclar e torne a vida de ambos mais sustentáveis.