Atualmente, além das embalagens usadas, já é possível fazer a separação de vários outros tipos de resíduos. Por essa razão, existem vários contentores de recolha além dos já conhecidos ecopontos. Veja o que pode colocar em cada um destes equipamentos e recicle o máximo de resíduos da melhor forma.

Ecopontos para embalagens

Para a maioria dos portugueses a realidade não é nova: no ecoponto verde devem depositar-se embalagens de vidro, como garrafas, frascos ou boiões; no amarelo devem colocar-se embalagens de plástico, de metal e pacotes de bebidas, de que são exemplo as garrafas de água ou sumo, bem como as latas de conserva. Já o ecoponto azul, além de embalagens de cartão, aceita ainda vários tipos de papel, como os jornais e revistas ou cadernos.

Contentores para a roupa

Junto aos ecopontos é comum encontrar ainda outros equipamentos com formatos distintos e outras cores.

Este contentor destina-se à deposição de roupa, sapatos e até de alguns brinquedos usados, dependendo da empresa gestora. Ao colocar roupa ou outros acessórios permitidos nestes equipamentos está a prolongar o tempo de vida útil destes produtos, caso estes estejam em condições de reutilização. Descubra mais sobre “ecopontos” de roupa.

Oleões

Perto dos ecopontos é ainda possível encontrar uma outra estrutura que, dependendo de município para município, pode ser azul clara ou laranja. Estes equipamentos são normalmente mais baixos que os ecopontos convencionais e dão pelo nome de “óleão”.

Servem para depositar garrafas com óleos alimentares usados para reutilização e produção de vários tipos de produto como velas aromáticas ou combustíveis.

Contentor para biorresíduos

Os biorresíduos devem também ser separados. Em diversas autarquias do país, para facilitar a separação e posterior encaminhamento para reaproveitamento, são colocados contentores castanhos ao lado verdes escuros ou cinzentos para o lixo comum

Contentores de equipamentos elétricos, cápsulas de café e outros resíduos junto a superfícies comerciais

Há ainda outros equipamentos para recolher determinados resíduos que já conseguem ser parcial ou totalmente reciclados ou recuperados.

É o caso dos resíduos elétricos e eletrónicos, os REE: telemóveis antigos, pequenos eletrodomésticos, ratos de computador, pilhas, teclados, entre outros gadgets, podem ser aqui depositados. 

Estes contentores, por norma, vermelhos, encontram-se junto a superfícies comerciais.

Também em lojas parceiras ou em superfícies comerciais é possível encontrar alguns contentores específicos para a deposição de cápsulas de café.

Para encontrar os locais certos para descartar este tipo de resíduos, o ideal será utilizar a WasteApp, que revela quais os sítios mais próximos para serem depositados. Não se esqueça de tudo o que pode reciclar, agora que já sabe que existem vários equipamentos de recolha de diferentes resíduos. Continue a ler a RECICLA e mantenha-se a par das novidades do mundo da reciclagem.