Separar embalagens de vidro não só é fácil como é bom para o planeta. Quer saber como? A RECICLA deixa-lhe uma mão cheia de vantagens para passar a ir ao ecoponto verde mais vezes!

1 – Limpas ou sujas, embalagens de vidro são no ecoponto

Seja um frasco de polpa de tomate, um boião de creme, uma garrafa de azeite, ou um frasco de verniz, as embalagens de vidro devem ser escorridas e colocadas no ecoponto verde. Não é preciso lavar nenhuma embalagem!

2 – As embalagens de vidro são práticas e simples de separar

Para garrafas, frascos ou boiões de vidro a regra é simples, todos devem ser colocados no ecoponto verde. No caso dos borrifadores dos frascos de perfume, ou das bolas de roll on dos desodorizantes, estes devem ficar com a embalagem e seguir agregados para o mesmo ecoponto.

As tampas pequenas, inferiores a 5cm, como por exemplo as caricas, cumprem a mesma regra: seguem agregadas com a embalagem para o ecoponto verde.

3- Reciclar faz bem aos rios e mares

O vidro das garrafas, frascos e boiões é produzido com recurso a diversos minerais, como o calcário e o hidróxido de sódio, bem como a areia, que se extrai de rios e mares. A dragagem e extração de areia do fundo do mar ou de rios tem efeitos negativos na biodiversidade, desde logo, na perda de habitats para diversas espécies.

Cada tonelada de vidro reciclado permite economizar 1,2 toneladas de matéria-prima*. Por isso, ao reciclar estas embalagens estamos a diminuir a necessidade de extrair mais recursos do ambiente, sobretudo a evitar mais dragagens.

* Fonte: AIVE – Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem

4- As embalagens recicladas poupam energia

Para produzir vidro pela primeira vez é necessário fundir diversos minerais a elevadas temperaturas. Esta ação implica elevados gastos de energia e produção de dióxido de carbono.

O processo de produção de embalagens de vidro a partir da reciclagem economiza energia e diminui a quantidade de dióxido de carbono libertado para a atmosfera. Por exemplo, por cada garrafa reciclada, é possível *poupar energia suficiente para uma lâmpada de 100 W estar ligada durante quatro horas.

*DECO PRO Teste

5- Cria-se um ciclo infinito

São infinitamente recicláveis e este facto não compromete as propriedades ou qualidades do materail. Sempre que colocar uma garrafa, frasco ou boião de vidro no ecoponto verde estamos a dar seguimento a esse ciclo infinito e a contribuir para a economia circular.

Quer saber mais sobre como funciona a reciclagem de vidro? Veja este vídeo e deixe-se inspirar. Portugal precisa da contribuição de todos para atingir as metas da reciclagem.