Já ouviu falar em upcycling e downcycling de materiais e embalagens?  São dois processos de reciclagem. Hoje pode ficar a conhecê-los na RECICLA.

Reciclagem

A reciclagem é a transformação de produtos usados em novas matérias-primas. É uma forma de reaproveitamento de materiais, oferecendo-lhes uma nova vida.

Com a reciclagem é possível diminuir a quantidade de resíduos a serem descartados em aterros ou a serem encaminhados para a incineração. Esta ação também contribui para reduzir a extração de recursos naturais e minimizar a libertação de gases de efeito estufa, uma vez que a produção de novos produtos a partir de materiais reciclados requer menos energia.

Hoje em dia, já é possível reciclar uma grande variedade de produtos. Este processo de transformação tanto pode ser de upcycling como de downcycling, dois termos que descrevem diferentes processos de reciclagem de materiais.

Upcycling

O upcycling é um processo de transformação de materiais para reincorporação num produto com maior ou igual valor acrescentado. São exemplos de upcycling a reutilização de peças de roupa estragada para outros fins, como camisolas que se tornam sacos de compras, ou calças rasgadas que passam a ser camas ou brinquedos para animais de estimação. Neste sentido, considera-se upcycling quando o produto resultante da reciclagem volta a ser incorporado numa embalagem, mantendo o seu valor.

Por exemplo, a reciclagem de embalagens PET (garrafas de água e sumos) permitiu criar este garrafão de Água Serra da Estrela com 100% PET reciclado.

Nestes processos, os materiais não perdem a qualidade inicial e são elevados (up) a outro patamar de utilização.

Downcycling

O processo de downcycling é uma outra forma de reciclagem. É um processo de recuperação de um material para reincorporação num novo produto sem que se consiga manter o valor acrescentado da aplicação inicial. Por exemplo, a transformação de pacotes de batatas fritas e copos de iogurte em mobiliário urbano.

Qual a melhor forma de reciclagem?

Nem todos os produtos podem ser transformados ou reciclados da mesma maneira. Apesar de o upcycling poder prolongar o tempo de vida dos materiais por mais tempo, o downcycling é uma solução prática e importante para reaproveitar e reutilizar matéria-prima que não poderia ser reciclada de outra forma, acabando num aterro ou incinerada.  

Agora já sabe, pode recorrer ao upcycling de materiais como as cápsulas do café ou os tecidos que já não utiliza. No entanto, no que às embalagens diz respeito, não se esqueça que a melhor forma de dar nova vida a garrafas de vidro, ou de plástico, latas de conserva, papéis e cartões é depositando-os nos ecopontos.