Mobilidade neutra em carbono, restaurantes vegans ou vegetarianos, evitar o desperdício alimentar, saber reciclar todos os resíduos, trocar em vez de comprar novo…. Há aplicações para tudo e para que não lhe falte nada do que é mais sustentável.

3 aplicações para fazer refeições mais sustentáveis

Veganos e vegetarianos, a Happy Cow chegou a Portugal para ajudar a encontrar o restaurante sem proteína animal mais perto de si.  Esta aplicação revela-lhe os 2180 restaurantes que servem este tipo de refeições ou que têm estas opções nas suas ementas. Mais do que uma lista de estabelecimentos, a Happy Cow diz-lhe o horário de funcionamento, o preço médio e até o percurso mais linear para lá chegar.

Outra forma de tornar as suas refeições mais amigas do planeta é evitando o desperdício alimentar. Para isso, pode utilizar a Too Good To Go ou a Phenix. Tanto numa aplicação como noutra, basta procurar os restaurantes aderentes, escolher aquele que prefere e ir recolher a sua refeição que virá numa caixa criada pelos próprios estabelecimentos com os excedentes disponíveis naquele dia. Os pagamentos são feitos nas aplicações pelo que depois de selecionado o local de recolha é apenas necessário levantar. Prático, ecológico e económico.

Recicle tudo o que precisa

Onde se colocam os chinelos estragados? E as madeiras que já não precisa? Quais são os ecopontos mais perto de si? A WasteApp dá-lhe estas e outras respostas para saber qual a distância a que se encontra de um ponto de reciclagem de qualquer tipo de resíduos. Esta aplicação da Quercus tem a vantagem de não precisar de ser instalada no telemóvel, podendo ser consultada online no website.

E porque verão também é tempo de fazer croquetes, rissóis e batatas fritas, o óleo é outro resíduo que não deve deixar de reciclar. Um pouco por todo o país, existem oleões disponíveis em alguns pontos chave, como bombas de gasolina ou junto a sedes de bombeiros. Para aumentar a oferta de pontos de recolha de óleos alimentares usados foi ainda criada a Reno App, que está a funcionar em 31 concelhos de Portugal continental. Leia mais sobre esta aplicação aqui.

Encontre em 3 aplicações sobre como dar nova vida ao que já não quer

Precisa de destralhar o armário? Quer vender algumas coisas que já não usa? Não sabe bem o que lhe faz falta, mas anda à procura de algo diferente? Com certeza que já ouviu falar do OLX, a plataforma onde é possível comprar e vender coisas novas e usadas.

No caso de querer trocar algumas peças de roupa do seu armário antes de começar as férias, a Vinted é outra aplicação que pode ter a solução para os seus problemas. É considerado o maior mercado de moda em segunda mão e já está presente em 15 países europeus, incluindo Portugal. Para utilizar basta registar-se, tirar fotografias do que já não precisa, fazer o upload da imagem e vender.

Uma opção ainda mais barata é a Suop, a aplicação das trocas. Aqui pode simplesmente trocar um objeto seu por um de outra pessoa. No fundo, se acha que não é possível trocar um candeeiro de secretária LED por uma coluna de som portátil, desengane-se. Esta aplicação ajuda-o a fazer match com objetos de valor semelhante ao seu e a trocá-lo de forma segura com outro utilizador.

Desloque-se de forma mais verde

Férias citadinas? Deixe o carro em casa ou à porta do hotel. Explore a cidade ou a vila com os seus próprios pés e, quando estiver cansado de andar, procure a trotinete ou a bicicleta elétrica mais próxima. Lime, Bird, Bolt, Uber são algumas das empresas com estes veículos espalhados pelas cidades portuguesas e europeias.

Férias ou um passeio a dois sem necessidade de carro, mas com a máxima autonomia possível? Porque não alugar uma mota? A Cooltra é uma empresa de partilha de motas e bicicletas que funciona em Portugal, Espanha, Itália e França. Para utilizar basta descarregar a aplicação, encontrar a mota ou bicicleta mais próxima e reservá-la. No fim da viagem estacione, guarde o capacete e finalize a sessão.

Todas estas aplicações estão disponíveis para Android ou iOS e podem ser descarregadas tanto na Play Store como na App Store.

Viva o verão de forma mais sustentável, utilize uma destas aplicações e com um simples gesto comece hoje a fazer a diferença.