17, Maio 2021
20 factos sobre reciclagem que provavelmente desconhecia
Porque hoje se assinala o Dia internacional da Reciclagem, trazemos-lhe 20 factos e curiosidades sobre esta prática tão importante para o ambiente. Sabe qual foi o primeiro material encaminhado para reciclagem? Descubra aqui.
Porque hoje se assinala o Dia internacional da Reciclagem, trazemos-lhe 20 factos e curiosidades sobre esta prática tão importante para o ambiente. Sabe qual foi o primeiro material encaminhado para reciclagem? Descubra aqui.
- Há um Dia Internacional da Reciclagem.
Foi instituído pela UNESCO com o objetivo de aumentar a consciencialização para a importância da reciclagem enquanto forma sustentável de gestão de resíduos e ferramenta de combate às alterações climáticas.
- O símbolo universal da reciclagem foi criado num concurso.
O símbolo da reciclagem, que hoje reconhecemos em todo o mundo, foi desenhado por Guy Anderson, um estudante universitário que, em 1970, no primeiro ano de celebração do Dia da Terra, venceu um concurso de design numa empresa norte-americana.
- Em 1031, já se fazia reciclagem.
É possível que a reciclagem tenha tido início no século XI. Há registos arqueológicos de reciclagem de papel em 1031, no Japão. Embora os historiadores acreditem que tenham sido os inventores do papel, os chineses, a desenvolver este método de reaproveitamento e que a técnica tenha viajado até ao país vizinho.
- O papel foi o primeiro material a ser reciclado.
A primeira patente para o processo de reciclagem do papel foi obtida em 1800 pelo inglês Matthias Koops, cujo método permitiu, pela primeira vez, obter papel reciclado de alta qualidade a partir de papel usado.
- Onde nasceu o primeiro centro de reciclagem do mundo?
Foi em 1897, em Nova Iorque, que se estabeleceu o primeiro centro de reciclagem de materiais. Papéis, metais, tapetes e tecidos, sacos de sarapilheira e outros têxteis, eram os resíduos que se recolhiam, transportavam e aqui se depositavam para reaproveitamento.
- As garrafas de vidro começaram a ser recicladas no século XIX.
Na Europa, um dos primeiros sistemas de reciclagem foi desenvolvido na Suíça para garrafas de vidro, em 1884, e para bebidas em embalagens de alumínio, em 1982.
- O século XX marcou o início da reciclagem do metal e do alumínio.
Nos Estados Unidos, as primeiras duas fábricas de reciclagem de latas e recipientes de alumínio foram abertas em Chicago e Cleveland, em 1904.
- Hoje quais são os países que mais reciclam?
Atualmente, os países que mais reciclam no mundo são a Alemanha, que lidera o ranking desde 2016, a Áustria e a Coreia do Sul.
- Afinal porque devemos reciclar?
A reciclagem das embalagens é um processo que permite transforma-las novamente em matéria prima para que se transformem noutros materiais ou em materiais iguais, como acontece com as garrafas do vidro. Ao fazer a separação das embalagens torna-se possível dar-lhes uma nova vida ao mesmo tempo que se poupam recursos naturais ao planeta.
- O que poupa o mundo com a reciclagem?
Ao reciclar estamos a poupar imensos recursos. Por exemplo, ao reciclar cinco garrafas de plástico torna-se possível produzir uma t-shirt XL. Mas há mais: ao colocar uma garrafa de vidro para reciclar está a permitir poupar energia suficiente para ter uma lâmpada de 100 watts acesa durante quatro horas. Também a transformação do papel tem as suas vantagens, a cada tonelada reciclada são poupadas entre 15 a 20 árvores.
- A reciclagem continua a crescer em Portugal
Nas casas dos portugueses a separação das embalagens tem vindo a tornar-se uma prática cada vez maior. Em 2004, abrangia apenas 41% dos lares. No entanto, os dados de 2020 revelam que 71% os lares portugueses separam as suas embalagens.
- Reciclar em Portugal é fácil.
Quem pensa que reciclar é difícil, desengane-se. No nosso país, o sistema de recolha de embalagens só utiliza três cores, amarelo, azul e verde, mas, por exemplo, em Itália cada região tem as suas cores e regras de separação no que toca às embalagens.
- Sabia que há mais ecopontos que farmácias em Portugal?
Acha que existem poucos ecopontos? Há quem se queixe de que os ecopontos estão muito longe de casa, mas é mais fácil encontrar um do que uma farmácia. Fique a saber que existem 70 mil ecopontos espalhado por todo o país, mas apenas 2924 farmácias.
- Reciclar cria empregos verdes.
Separar as embalagens não vai tirar o trabalho aos funcionários da recolha de lixo. Muito pelo contrário: o setor da reciclagem emprega em Portugal mais de 13 mil pessoas.
- Há quase 20 anos que não há lixeiras a céu aberto
Em Portugal, foi em 2002 que se encerrou a última lixeira a céu aberto e desde há 25 anos que existe um sistema organizado para gerir a reciclagem das embalagens que representam cerca de 20% a 25% dos resíduos urbanos.
- Quantas embalagens se reciclam por minuto em Portugal?
Por minuto, no nosso país, reciclam-se embalagens com o peso equivalente ao de 5838 telemóveis. As embalagens de vidro recicladas por minuto têm um peso equivalente a 55 bolas de bowling.
- E quantas se reciclam por hora?
No nosso país reciclam-se por hora embalagens equivalentes ao peso de 53 girafas. No que diz respeito só ao plástico é reciclado o equivalente ao peso de um elefante.
- Espalmar as embalagens é preciso e tem regra.
É daquelas pessoas que simplesmente coloca as embalagens no ecoponto? Sabia que as deve espalmar longitudinalmente e que isso tem benefícios para a recolha seletiva e para o ambiente? Descubra mais aqui.
- Continuamos a aumentar a taxa de reciclagem.
Entre papel, cartão, plástico, metal e vidro, Portugal aumentou o seu valor de embalagens recicladas, em 2024. No total, os portugueses encaminharam para reciclagem 460 mil toneladas de resíduos de embalagens.
- O que é possível reciclar?
Nos ecopontos só se devem colocar embalagens de plástico, metal, vidro, papel e cartão. Mas há muitos mais materiais que podem ser reciclados noutros locais. Por exemplo, pilhas, aparelhos elétricos e eletrónicos, óleos alimentares usados e até madeiras. Pesquise sobre os ecocentros mais perto de si e saiba o que mais pode reciclar além das suas embalagens!