No Dia Nacional da Sustentabilidade, que se assinala a 25 de setembro, a Sociedade Ponto Verde anunciou o arranque de mais uma edição do Roadshow da Academia Ponto Verde. Neste ano letivo, o projeto que tem como objetivo promover a literacia ambiental junto de todos, sobretudo das crianças, chega a mais de 13 mil alunos de todo o país, incluindo dos arquipélagos.

Um dia de Reciclagem e Sustentabilidade

Na Escola Básica e Secundária Passos Manuel, em Lisboa, o Dia Nacional da Sustentabilidade foi comemorado com muita reciclagem de embalagens. A Sociedade Ponto Verde organizou uma sessão inaugural das atividades da Academia Ponto Verde e levou diversos jogos e atividades à escola.

Na sessão inaugural que marcou o arranque do Roadshow, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, a Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, a CEO da SPV, Ana Trigo Morais e o Diretor do Agrupamento Escolas Passos Manuel, João Paulo Leonardo.

Neste evento, os alunos dos diversos anos de ensino tiveram oportunidade de jogar ao Recicla Mania, um jogo gigante sobre reciclagem, bem como assistir à primeira sessão do Roadshow da Academia Ponto Verde, uma sessão de formação que revela todo o percurso das embalagens até serem recicladas e os benefícios da sua reciclagem para o planeta.

A Academia Ponto Verde

Foi criada em 2019 e direcionada sobretudo para crianças em idade escolar. A Academia Ponto Verde tem vindo a desenvolver diversas atividades de forma a incentivar todos a aprender mais sobre a separação e reciclagem de embalagens.

Depois de, no ano letivo de 2023/2024, o Roadshow ter chegado a mais de 200 escolas e impactado mais de 9 mil alunos, este ano, estas didáticas sessões de formação chegam também aos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Esta iniciativa é lançada num momento em que Portugal precisa de aumentar as taxas de reciclagem de embalagens. Em 2025, o país terá de estar a reciclar, pelo menos, 65% das embalagens colocadas no mercado. Vendo os jovens como os principais influenciadores do futuro, a Sociedade Ponto Verde aposta na sua formação e apela a que todos contribuam para aumentar a quantidade de embalagens nos ecopontos.

 Sabe o que acontece aos resíduos de embalagens que não vão para os ecopontos? E os resíduos que não são embalagens, sabe onde os deve colocar? Continue a ler a RECICLA para ficar a par de todos os pormenores do mundo da Reciclagem e da economia circular.