5, Janeiro 2024
A pensar regressar ao ginásio? Volte com mais sustentabilidade!
Ano Novo, vida nova, já diz o ditado. É desta que vai mesmo abraçar aquela resolução de se dedicar ao exercício físico? Seja num ginásio ou ao ar livre, a RECICLA deixa-lhe algumas dicas para que a sua prática de desporto seja mais amiga do ambiente.
Ano Novo, vida nova, já diz o ditado. É desta que vai mesmo abraçar aquela resolução de se dedicar ao exercício físico? Seja num ginásio ou ao ar livre, a RECICLA deixa-lhe algumas dicas para que a sua prática de desporto seja mais amiga do ambiente.
Para os fãs de ginásio
Se se inscreveu num ginásio pela primeira vez e está a dar os primeiros passos para uma vida mais ativa e saudável, aproveite para a tornar mais amiga do ambiente.
- A roupa de ginásio pode ser adquirida em segunda mão, prolongando-lhe o seu tempo útil de vida.
- A mala de treino não precisa de ser a estrear ou convencionalmente de ginásio. Pode aproveitar qualquer mochila que já possui, ao invés de comprar uma nova.
- Acrescente à roupa uma toalha para o acompanhar durante o treino e outra para utilizar quando for tomar um duche.
- Na fase pós treino é ainda importante levar consigo gel de banho e champô. Escolha opções sólidas e mais fáceis de transportar ou utilize frascos reutilizáveis com pequenas porções dos produtos que tem em casa.
- Se não tiver o hábito de lavar o cabelo no ginásio, leve sempre consigo uma touca reutilizável para evitar as descartáveis.
- Depois do treino precisa de repor os níveis de energia. No caso de consumir barritas energéticas lembre-se de que os seus invólucros devem ser colocados no ecoponto amarelo.
Para os adeptos de “ginásio” ao ar livre ou em casa
Seja verão ou inverno, para si exercício físico é na rua? Também para quem opta por desporto ao ar livre há formas de diminuir a pegada carbónica.
- Utilize roupa confortável que tem no armário. Um fato de treino pode ser suficiente para fazer uma caminhada ou uma corrida.
- Prefere utilizar uma passadeira, elíptica ou mesmo uma bicicleta em casa ou num espaço particular? Encontre vários modelos em segunda mão em sites ou aplicações de revenda.
- Para fazer exercício físico em casa pode ainda dar novo uso a materiais que de outra forma seriam apenas resíduos. Por exemplo, um cabo de uma vassoura ou de uma esfregona estragada pode criar uma barra de halter com garrafões ou garrafas com água reaproveitada do banho.
Moda desportiva amiga do ambiente
Quer opte por sessões num ginásio ou por momentos de exercício ao ar livre, se precisar de adquirir novos equipamentos, saiba que já existem diversas alternativas com menor impacto ambiental.
- Se precisar de um tapete de ginásio, existem marcas que os produzem em cortiça;
- São diversas as lojas que disponibilizam para venda roupa desportiva produzida com diversos cuidados ambientais. A spry e a greenfits são apenas dois exemplos.
- Quanto aos ténis, o melhor é Reutilizar os seus ao máximo e no caso de estes precisarem de alguma manutenção, leve-os à Re-shoes para saírem como novos.
Comece 2024 com mais exercício físico, mas de forma amiga do ambiente. Para saber mais sobre como tornar a sua prática desportiva mais sustentável, confira este artigo sobre como fazer desporto e proteger o ambiente e este sobre a sustentabilidade no desporto. Assine a newsletter e receba semanalmente dicas e novidades sobre o mundo da reciclagem.