Seja para comprar presentes de última hora, fazer receitas natalícias ou preparar a ceia de Natal, tudo se pode fazer com um toque de sustentabilidade. Para ajudar, a RECICLA preparou um calendário do advento amigo do ambiente. Veja aqui as dicas para os próximos dias e torne o seu Natal ainda mais verde.

Já estamos em contagem decrescente para o Natal, mas ainda há espaço para mais umas dicas de sustentabilidade. Todas as semanas, a RECICLA tem vindo a publicar um calendário do advento sustentável para se inspirar e tornar esta quadra mais amiga do ambiente. Agora que a data se aproxima, confira se não lhe escapa nenhum pormenor!

Dia 20 de dezembro

O inverno já bate à porta e agora que o frio aperta não se esqueça de ter atenção à eficiência energética de sua casa. Precisa de umas luzes sobre este assunto? A RECICLA dá-lhe uma ajuda.

Mantenha a casa quentinha, mas aposte no “calor sustentável”.

Dia 21 de dezembro

As compras para a noite de Natal.

Esta festa não é a mesma sem o bacalhau, o polvo ou o peru à mesa. Seja qual for a sua receita tradicional, é importante saber que produtos escolher e como os adquirir.

Este ano, escolha comprar de forma amiga do ambiente. Confirme se o bacalhau é proveniente de pesca sustentável, assim como se o polvo é nacional. Lembre-se de que quanto menos quilómetros os alimentos fizerem até chegar ao seu prato menor será a pegada carbónica criada.

Dia 22 de dezembro

Ainda a pensar em qual a melhor forma de comprar os seus produtos para a ceia de Natal?

Para os legumes que acompanham os tradicionais pratos natalícios, os frutos secos e as entradas que costuma colocar na mesa para acompanhar, dê preferência a um mercado de venda de produtos locais.

Também pode pesquisar por lojas de produtos biológicos e apostar nos que são provenientes de práticas agrícolas que não utilizam químicos ou pesticidas.

Dia 23 de dezembro

Pôr a mesa de véspera para preparar todos os pormenores e decorações.

Também a mesa onde se reúne a família tem os seus detalhes decorativos, não é verdade? Comece mais cedo a pensar onde vai sentar cada pessoa e aproveite para fazer marcadores próprios. Podem ser naturais, recorrendo a raminhos de azevinho ou a galhos com fitas que tenham sobrado de laços dos embrulhos.

Não se esqueça também de optar por guardanapos de pano e de dizer que não às palhinhas convencionais para as bebidas dos mais novos ou para algum cocktail que queira servir antes da refeição.

Dia 24 de dezembro

Aproveitar a ceia e o serão em família: o que fazer?

Vai esperar pela meia noite para abrir e distribuir presentes? Crie atividades para passar o tempo. Porque não fazer um jogo de charadas ou de tabuleiro? Os mais novos precisam de outro entretém? Experimente ensiná-los a jogar às damas com rolhas de cortiça, ou ao mastermind com caricas. Veja como aqui.

Dê também um presente ao ambiente: não se esqueça de ir separando as suas embalagens e de as levar até ao ecoponto.

Boas festas!