3, Fevereiro 2023
Calendário dos alimentos: o que comer em fevereiro?
Chegamos ao segundo mês do ano e para continuar a procurar um estilo de vida mais saudável e amigo do ambiente há que saber quais são os alimentos sazonais a escolher. Conheça aqui o calendário dos alimentos e saiba por que respeitá-lo também é ser sustentável.
Chegamos ao segundo mês do ano e para continuar a procurar um estilo de vida mais saudável e amigo do ambiente há que saber quais são os alimentos sazonais a escolher. Conheça aqui o calendário dos alimentos e saiba por que respeitá-lo também é ser sustentável.
Comida sazonal
Fazer refeições sazonais é procurar colocar na mesa alimentos que são da época. Ao escolhermos produtos que estão na fase certa para serem consumidos, estamos a fazer uma escolha mais sustentável. Porquê?
Por um lado, torna-se necessário menos tratamentos para obter frutas e legumes. Por outro, estes podem mais facilmente ser produzidos localmente, percorrendo menos quilómetros desde o campo até ao nosso prato e preservando melhor a sua frescura e nutrientes.
Para apostar em alimentos sazonais, há que conhecer o calendário dos alimentos. Confira aqui quais as frutas, os legumes e os peixes que deve optar por consumir este mês.
Legumes e frutas de fevereiro
Os que a terra mais dá nesta altura do ano são nabos e nabiças, abóboras, agriões, alho-francês, alfaces, beterrabas, brócolos, cebolas, cenouras, espargos, grelos e rabanetes.
No que toca à fruta, esta é a época dos citrinos, por isso, a laranja, o limão e a tangerina estão no topo da lista. A estes juntam-se as maçãs, as peras, as bananas e os kiwis. Na lista dos frutos secos estão as amêndoas.
Peixes de fevereiro
Também o tipo de peixe a consumir é uma escolha importante. Atum, dourada, corvina, garoupa, linguado branco, pargo, safio e os moluscos lula, pota e polvo devem ser privilegiados.
Optar por peixes “da época” é essencial para a preservação de espécies e para a promoção da sustentabilidade dos ecossistemas marinhos, de forma a ser possível continuar a alimentar as gerações futuras.
Também a origem do pescado escolhido é muito importante. Sabe de onde vem o seu peixe? Conheça aqui alguns pormenores sobre aquacultura.
Para quem tem o seu cantinho hortícola em casa
Se criou o seu cantinho de plantações na varanda ou no quintal, saber o que pode colocar na terra agora para colher mais tarde é também importante.
Fevereiro é a altura certa para trabalhar o solo e semear tomateiros. É também o melhor momento para semear pimentos, repolho e salsa. Se é mais adepto de plantar, este é o mês de colocar alfaces, beterrabas ou alho-francês na terra.
Siga a sua jornada por um caminho mais amigo do ambiente. Continue a acompanhar a RECICLA, assine a newsletter e mantenha-se a par de mais ideias sustentáveis.