Amanhã, 17 de junho, assinala-se o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca.  Esta data tem como objetivo consciencializar para o problema que é sobretudo causado pela ação humana e pelas alterações climáticas que dela também advêm. O que significa em concreto cada conceito e como podemos contribuir para combater este problema?

A desertificação é um fenómeno lento de degradação do solo que o torna infértil e inviabiliza a produção quer agrícola quer vegetal.

A seca é a escassez prolongada de água seja ela causada por períodos longos sem chuva ou por redução acentuada de armazenamento em albufeiras, lagoas, aquíferos ou das linhas de água em geral.

Combater a desertificação e a seca

Para combater a desertificação estão ao nosso alcance algumas ações que podem ser postas em prática no dia a dia:

Poupar água

Poupar água é fundamental para combater a seca. Nas diversas ações do dia a dia é essencial ter em mente a poupança deste recurso essencial à vida.

  • No banho, enquanto escova os dentes, quando ensaboar as mãos, sempre que não esteja a utilizar a água, feche a torneira;
  • Aproveite a água fria descartada dos banhos para rega ou para descargas de autoclismos;
  • Utilize as máquinas da loiça e da roupa com a máxima carga;
  • Se lavar o carro em casa use balde e não a mangueira com água a correr;

Não amontoar pedrinhas

Se for passear para jardins, matas ou outros espaços naturais não aglomere pedras. É uma prática que tem vindo a tornar-se moda, mas que pode ser prejudicial à biodiversidade.

Estas estruturas, muitas vezes criadas para deixar como marca ou para tirar fotografias modificam o habitat de várias espécies animais e vegetais que utilizam as rochas como refúgio ou dependem das suas condições microclimáticas. Ao amontoá-las está a desequilibrar o habitat de diversos organismos.

Plantar árvores

Seja no jardim de casa ou em ações de voluntariado, plantar árvores nativas é muito importante, não só por estas ajudarem a reter água no solo e reduzirem a erosão, mas também por a sua implementação ser propícia a criação de outras formas de vida vegetal e animal. A juntar a estas vantagens, sendo as plantas originarias da região exigem menor quantidade de rega, o que por sua vez ajuda a poupar água.

Jardinagem mais sustentável

No seu terraço ou jardim aplique práticas de jardinagem mais sustentável. Além de procurar plantas adaptadas ao clima, opte por regas eficientes, apenas de manhã ou à noite.

Cultive produtos de época e escolha utilizar fertilizantes e pesticidas naturais. Os produtos químicos são tóxicos para o solo e para a água, podendo prejudicar o equilíbrio natural do ecossistema formado.

Planear refeições também pode combater a seca e a desertificação

aqui lhe falamos na pegada hídrica dos alimentos.

Planeie compras e refeições para evitar deixar que os alimentos se estraguem e se gerem desperdícios.

Estas são apenas algumas dicas para combater a seca e a desertificação. Cada pequena ação conta e todos podem fazer a diferença: afinal, estes os gestos são simples e estão ao alcance de todos.