Pequenos jardineiros de fim de semana, cuidadores de canteiros da varanda, sabem tratar das plantas sem recorrer a produtos químicos? Partilhamos duas receitas caseira para uma jardinagem mais amiga do ambiente!

Tem um pequeno canteiro na varanda ou no terraço e quer adubar as suas plantas? Mesmo que não tenha espaço para ter um compostor doméstico, esta receita de adubo líquido pode ser feita sem precisar de um.  

Adubo líquido feito com desperdício alimentar

Vai precisar de guardar:

  • 5 cascas de banana;
  • 5 cascas de ovos de galinha;
  • 2 colheres de sopa de borras de café.

Para preparar o composto terá de picar as cascas e colocá-las a ferver num litro de água durante 20 minutos. De seguida, deve adicionar as borras de café, mexer e deixar arrefecer. Já com a mistura fria, é preciso coar o líquido para uma garrafa e cobri-la sem vácuo, para que os gases que se formam se possam ir libertando. O preparado pode ser utilizado cinco dias depois. Mas é necessário que seja levemente agitado uma vez por dia até poder ser utilizado.

Antes de utilizar saiba de quanto vai precisar. Cada porção deve conter dez porções iguais de água, que devem ser misturadas apenas no momento antes da rega. Aplique este adubo somente no solo ou nas raízes, não nas flores, folhas ou nos caules.

Esta receita pode ser aplicada de 20 em 20 dias ou mensalmente. Não guarde o que sobrar, pois a fermentação prolongada pode danificar as suas plantas.

Pesticida natural feito em casa

Se em vez de adubo os seus cultivos estão a precisar de ajuda para se livrarem de pragas como lesmas e lagartas, piolhos das plantas ou fungos, há algumas receitas naturais de pesticida natural que pode guardar no frigorifico por 1 a 2 semanas!

Só precisa de:

  • 5 dentes de alho
  • 1 cebola

Comece por descascar os dentes de alho, cortá-los e picá-los. Faça o mesmo com a cebola e junte os ingredientes numa panela com um litro de água. Ferva por 15 minutos e mexa lentamente de vez em quando até o processo estar concluído. Concluída a primeira etapa, reserve a mistura num frasco com tampa por 12 ou 24 horas. Quanto mais tempo estiver em repouso, mais forte ficará o preparado.

Passado o tempo essencial, chega o momento de coar o líquido para um borrifador. Esta receita deve sobretudo ser utilizada à noite, quando não há o risco de o sol queimar as folhas.

Quando utilizar, certifique-se que borrifa tanto as folhas de cima como as debaixo pois muitos insetos gostam de se esconder sob as ramagens superficiais. Pulverize as plantas a cerca de 15 ou 30 cm de distância e volte a utilizar o produto entre três a cinco dias depois da primeira vez, ou diariamente até a praga ser eliminada.

Atenção, apesar de esta receita não ser tóxica, caso tenha aplicado o produto em plantas comestíveis, deve lavá-las abundantemente antes de as consumir.

Agora que tomou nota destas ideias sustentáveis, torne a sua pequena horta mais amiga do ambiente sem recorrer a adubos ou pesticidas químicos. Continue a seguir a RECICLA para mais dicas ecológicas e assine a newsletter para receber semanalmente todas as novidades.