Na verdade, o convite é da associação Limpeza Urbana, que gostaria que os festejos natalícios terminassem com o lixo nos contentores certos. Ora, esta é também uma causa da RECICLA, pelo que fazemos nosso o convite: #DesembrulheoNatal!

Mas, que convite é este exatamente?

Como qualquer boa história, comecemos pelo princípio: a associação verifica que, ano após ano, os caixotes do lixo ficam a transbordar nos dias seguintes ao Natal. E porquê? Porque as compras e os presentes geram um consumo elevado e, por consequência, excesso de desperdício.

Desembrulham-se presentes, abrem-se caixas e outras embalagens, é natural que o convívio resulte em mais garrafas de vidro vazias e, na azáfama de limpar a casa, muitas vezes estes materiais acabam no lixo, sem qualquer critério.

E, às vezes, o cenário na rua não é de todo natalício, com os contentores cheios e sacos à sua volta. Não podemos esquecer – alerta a associação – que nestes dias os serviços de recolha e limpeza sofrem ajustes: afinal, os seus trabalhadores também têm família e também têm direito ao Natal.

Por respeito a estas pessoas, mas também por respeito ao ambiente, o convite é simples: separar os diversos materiais, dobrar o cartão e espalmar os pacotes, e depois colocar tudo no ecoponto certo. É natural que estejam cheios, mas não custa nada esperar mais um dia ou dois para dar um destino feliz a estes resíduos.

O que esta associação, que trabalha em prol de cidades mais inteligentes e mais sustentáveis, gostava era que todos os portugueses fizessem parte da #BrigadaMaisPresente e aderissem à campanha #DesembrulheoNatal.

Vamos a isso?