9, Abril 2024
De resíduos têxteis a matéria-prima reciclada: há calças de ganga a dar origem a mesas!
Sabemos que a Reciclagem tem o poder de tornar novo aquilo que uma vez foi velho. Em Espanha, há uma empresa que garante que “todos os têxteis têm um propósito”, mesmo depois de usados, e está empenhada em transformar resíduos como calças de ganga em objetos de decoração para casa.
Sabemos que a Reciclagem tem o poder de tornar novo aquilo que uma vez foi velho. Em Espanha, há uma empresa que garante que “todos os têxteis têm um propósito”, mesmo depois de usados, e está empenhada em transformar resíduos como calças de ganga em objetos de decoração para casa.
Chama-se Creavalo e foi criada por Joan Gisbert. Está sedeada em Alicante, Espanha, e procura valorizar resíduos têxteis, sobretudo calças de ganga para criar diversos objetos de decoração.
Calças de ganga para decorar a casa
Com o intuito de “criar algo bonito e atrativo”, a startup espanhola decidiu criar tapetes, jarras, bandejas, mesas decorativas e até painéis de parede a partir de calças de ganga usadas.
Esta é a coleção de estreia da Creavalo, cujos produtos estão agora a ser lançados no mercado com a ajuda de produção da Punt Mobles. Ganha o nome de Cápsula 1 e é composta por pequenas e médias peças de decoração com assinatura dos designers da Odosdesign.
Como se transformam resíduos têxteis em materiais decorativos?
Depois de transformados em pó, os resíduos são colocados em moldes que compactam e comprimem a uma determinada temperatura para que ganhem o formato pretendido.
Muitas das peças são criadas com processos específicos para que mais tarde possam ser recicláveis novamente. Outras peças estão agora em teste de aplicação de vernizes para que possam ter uma durabilidade muito elevada, evitando que se voltem a tornar resíduos.
As calças de ganga usadas
Para criar esta coleção, a marca teve de recorrer a resíduos provenientes de outros países. No entanto, e com o desenvolver do projeto, espera vir a colaborar com marcas como a Levi’s, que já tem pontos de recolha de calças de ganga em Espanha, para obter a sua matéria-prima.
Além das calças de ganga, a Creavalo pretende usar como matéria-prima tapetes de carro usados ou forros de porta bagagens.
Num futuro próximo, a startup espanhola irá aproveitar lençóis em fim de vida de cadeias hoteleiras com o propósito de as ajudar a dar nova vida aos seus resíduos. Em contrapartida irá também propor a compra e utilização de objetos decorativos criados pela marca.
A importância do upcycling e reciclagem de têxteis
Segundo a União Europeia, anualmente geram-se 17 milhões de toneladas de desperdício têxtil. O que quer dizer que só na União Europeia, cada pessoa gera 12 quilos de desperdício têxtil por ano.
A produção têxtil necessita de muita água e de terrenos para o cultivo de algodão e outras fibras. Além disso, é responsável por cerca de 20% da poluição da água potável em todo o mundo, bem como por 10% das emissões de carbono a nível mundial.
Assim, torna-se de máxima importância que o seu consumo seja feito de forma consciente e que se encontrem diversas formas de reciclar e reutilizar os têxteis antes de os descartar.
Dê nova vida às suas calças de ganga ou descarte corretamente os seus resíduos têxteis em contentores próprios. Reutilizar e Reciclar são as melhores formas de ajudar o planeta. Na RECICLA pode sempre encontrar novas ideias sustentáveis e projetos que dão vida à economia circular.