Desde 2017 que a empresa portuguesa Etfor dedicada à produção de têxteis tem vindo a procurar melhorar a sua pegada ambiental, apostando sobretudo em coleções minimalistas e intemporais. Recentemente, a Play Up, marca do grupo, conseguiu dar mais um passo neste percurso e criar uma coleção cápsula com roupas feitas a partir de fibras recicladas.

A Play Up é uma marca de roupa para bebés e crianças que opta por produzir peças com o menor impacto ambiental possível. Além de slow fashion, a nova coleção outono-inverno atende a várias práticas mais amigas do ambiente.

Desde logo, as roupas criadas são monocromáticas utilizando apenas a cor natural do fio. A esta característica juntam-se outros pormenores como o desenho de peças intemporais e preparadas para serem reparadas, transformadas e até recicladas.

Roupa com material reciclado

A sua mais recente coleção intitula-se “Close the Loop”, pois pretende, como o nome indica, fechar o ciclo. Foi pensada para que todas as peças pudessem ver estendido o seu tempo útil de vida, mesmo quando começarem a ficar curtas. Por exemplo, uma camisola pode tornar-se facilmente num colete, e um vestido pode durar mais tempo se passar a ser usado como camisola.

Esta coleção recorre ainda a fibra “Re(play)” que é produzida com material 100% reciclado. O fio utilizado é constituído por 20% de resíduos industriais da marca e 80% de fio reciclado de resíduos da fiação.

Sendo produtos para bebés, a Play Up procura ainda segurança nos seus produtos, afirmando, por isso, que todas as peças possuem certificação em como são livres de substâncias perigosas e adequadas ao contacto com a pele dos bebés, através da certificação STANDARD 100 by Oeko-Tex, Classe 1.

Roupa que vive num ciclo fechado

Já a pensar no incontornável fim de vida das peças de roupa, esta coleção foi ainda produzida com práticas de design mais circular que vão permitir desfazer o monomaterial e facilitar o processo de reciclagem.

A marca pretende também que a sua próxima coleção seja constituída por 25% da reciclagem dos excedentes de produção da Etfor.

No futuro, a Play Up ambiciona reintroduzir resíduo pós-consumo nas suas produções, estando já a recolher peças “em fim de vida” junto dos clientes. O objetivo passa por introduzir 20% de fio reciclado de roupas anteriores em novas produções.

A Play Up disponibiliza as suas peças em diversos pontos de venda multimarca em Portugal e possui uma loja online. Ainda na tentativa de fechar o ciclo, esta marca tem uma secção de venda dos seus produtos em segunda mão, para que as peças em plenas condições possam prolongar o seu tempo útil de vida noutros utilizadores.

Gostou desta ideia sustentável? Fique também a par de todos os produtos de bebé que pode reciclar, bem como de dicas para tornar a maternidade mais ecológica.

*Todas as imagens com direitos reservados