14, Junho 2023
Estas ideias tornam a fruta madura mais circular
Nesta fase do ano, o tempo quente pode acelerar o processo de amadurecimento da fruta, tornando-a pouco apetecível para consumo. Felizmente, existem várias formas de a aproveitar. Conheça estas ideias sustentáveis que estão a dar à fruta demasiado madura uma segunda vida.
Nesta fase do ano, o tempo quente pode acelerar o processo de amadurecimento da fruta, tornando-a pouco apetecível para consumo. Felizmente, existem várias formas de a aproveitar. Conheça estas ideias sustentáveis que estão a dar à fruta demasiado madura uma segunda vida.
GoBananas
Está aberta a época oficial dos gelados. O verão ainda não começou, mas o tempo quente já convida a saborear um doce bem fresco depois de uma refeição ou a meio da tarde.
A GoBananas é um projeto que tem como objetivo salvar bananas maduras transformando-as em saborosos gelados. Este projeto é lisboeta e trabalha em parceria com a REFOOD, contribuindo para a sua dupla missão de terminar com o desperdício alimentar e com a fome nos bairros urbanos.
Neste caso a startup escolheu bananas para salvar. A fruta é assim recolhida pela REFOOD para a GoBananas que, por sua vez, as entrega à Santini, marca de gelados artesanais em Portugal há 70 anos, para criar os sorvetes.
“São 100% naturais, veganos e baixos em açúcar”, garante o fundador do projeto, Semjon Hyweege. Confecionados e vendidos em Lisboa, estes gelados querem combater o desperdício alimentar e ajudar a salvar o planeta “one lick at a time” (num sorvo de cada vez).
A GoBananas pretende, assim, criar um impacto positivo no planeta, transformando aquilo que viriam a ser frutas desaproveitadas em novos produtos. “Salvar o planeta com gelados? Provavelmente será preciso mais do que isso, mas é um delicioso começo”, conclui Semjon Hyweege.
Sidrada
A Sidrada foi criada em 2016 por Nuno Clímaco e Liliana Silva. Com o intuito de aproveitar fruta dos seus pomares, não vendida devido a tamanhos pequenos, não uniformes e cores imperfeitas, decidiram dar-lhe nova vida, utilizando-a para produzir sidras.
Preparadas de forma artesanal, com recurso apenas a fruta portuguesa, a matéria-prima utilizada para a produção desta bebida é acompanhada desde a plantação das árvores, à colheita, seleção e trituração das maçãs até à criação das sidras e espumantes.
Até ao momento estão associadas ao projeto 400 árvores de produtores de agricultura sustentável do Oeste e já foram usadas 22 mil maçãs para produzir estas bebidas mais amigas do ambiente.
A par destas ideias já existem vários projetos que procuram aproveitar a fruta não consumida. É também o caso do Gin Casanova ou do EqualFood que a RECICLA já deu a conhecer. Em casa há também várias opções para garantir que a fruta não acaba estragada. Dos sumos aos doces, não faltam ideias para combater o desperdício alimentar.