É fundamental encontrar diferentes e inovadoras formas de combater o desperdício alimentar. A pensar nisso, a Gleba, uma padaria de produção 100% portuguesa, a Too Good To Go, empresa que combate o desperdício alimentar através de cabazes com refeições sobrantes, e a Frutorra, empresa de aperitivos, frutos e legumes secos, criaram o pão anti desperdício. Veja aqui como é produzido e como o pode adquirir.

 Chama-se “Fruit Bread” e é uma edição especial que resulta da utilização de 250kg de corintos que já estavam a chegar ao fim de vida. A Too Good To Go lançou o desafio à padaria Gleba para criar um produto com este alimento. Daí nasce o pão de produção limitada e com um propósito amigo do ambiente.

“Este desafio que a Too Good To Go nos lançou não podia fazer mais sentido, uma vez que vai ao encontro das nossas políticas anti desperdício. Ficámos felizes quando conseguimos, através de um pão especial, pensado a partir de um produto muito concreto, encontrar uma forma de o escoar”, afirma o fundador da Gleba, Diogo Amorim.

Como surgiu um pão anti desperdício

O “Fruit Bread” é de inspiração nórdica. Possui uma cor escura, um aroma e uma densidade que fazem destacar o sabor a canela. À semelhança de alguns pães da marca Gleba, este é feito com uma base de trigo do Alentejo, moído na moagem da padaria e ao qual se juntam mel, uva passa, figos secos, canela e os corintos da Frutorra em fim de vida.

“Quisemos desenvolver uma receita de um pão com personalidade, num formato fácil de cortar, de partilhar e perfeito para servir à mesa em pequenos-almoços ou lanches e com os ingredientes que os nossos clientes adoram”, acrescenta Diogo Amorim.

Este pão está à venda em todas as lojas Gleba e em mygleba.com por 4,95 euros.

A Country Manager, da Too Good To Go em Portugal, Maria Tolentino, conta ainda como é estimulante trabalhar com parceiros cuja preocupação, compromisso e envolvimento na ajuda contra o desperdício alimentar é também uma prioridade: “Tenho a certeza que vai deliciar aqueles que gostam de produtos que primam pela qualidade e inovação, sendo resultado de uma criação que teve por base um produto que estava quase no seu fim de vida e que conseguimos salvar desta forma tão criativa”.

O desperdício alimentar é um problema ambiental que se verifica um pouco por todo o mundo. As sobras e os alimentos estragados enviados para o lixo comum e mais tarde para aterro ou incineração libertam gases tóxicos, responsáveis pelo aumento do buraco da camada do ozono. É essencial evitar que os alimentos não consumidos acabem no lixo comum.

Quer saber mais sobre o desperdício alimentar? Oiça também estas vozes ativas nesta matéria. Continue a acompanhar a RECICLA para mais novidades no mundo da economia circular.