2, Novembro 2022
Há uma academia de reciclagem na SUMOL+COMPAL
A SUMOL+COMPAL acaba de inaugurar uma Academia de Reciclagem. Com o intuito de ensinar e estimular o interesse pela economia circular, o grupo de bebidas tem uma nova área lúdico-pedagógico para que as crianças possam aprender mais sobre este processo quando visitam a fábrica.
A SUMOL+COMPAL acaba de inaugurar uma Academia de Reciclagem. Com o intuito de ensinar e estimular o interesse pela economia circular, o grupo de bebidas tem uma nova área lúdico-pedagógico para que as crianças possam aprender mais sobre este processo quando visitam a fábrica.
Este novo espaço dedicado a crianças surge do objetivo de mostrar aos consumidores toda a cadeia de valor do grupo. A SUMOL+COMPAL abre, assim, as portas, promovendo visitas guiadas na principal unidade de produção, em Almeirim. Aqui, os mais curiosos poderão ver o processo de produção de bebidas e, no fim do percurso, passar pela Academia de Reciclagem para perceberem quão importante é esta fase na cadeia de valor dos produtos.
O que é a Academia de Reciclagem
Na Academia de Reciclagem, as crianças têm a oportunidade de testar se sabem separar corretamente as embalagens e de conhecer os processos que decorrem depois de serem colocadas no ecoponto. São convidadas a entrar num túnel que representa uma fábrica de reciclagem. Aqui, além de jogos didáticos, podem saber mais sobre o circuito de transformação das embalagens usadas em nova matéria-prima e em novos produtos.
Esta novidade vem proporcionar um momento de educação ambiental e de fomento de atitudes mais sustentáveis para que as crianças se tornem embaixadoras da economia circular.
“Criámos esta Academia de Reciclagem porque acreditamos que a educação e a partilha de conhecimento são a única forma de conseguimos mudar comportamentos e construir uma sociedade diferente”, explica a responsável pela Comunicação Externa e Sustentabilidade da SUMOL+COMPAL, Paula Ribeiro.
As marcas da SUMOL+COMPAL estão mais circulares
O grupo de bebidas não alcoólicas é detentor de várias marcas de sumos, néctares e águas. Muitas das embalagens destas marcas já integram materiais reciclados no seu processo de produção.
É o caso da Água Serra da Estrela, que incorpora 25% de plástico PET reciclado em todas as suas embalagens. Além disso, lançou o primeiro garrafão de 6L feito totalmente de plástico reciclado em Portugal.
No que toca a garrafas de vidro, a Água Serra da Estrela só utiliza embalagens retornáveis. O exemplo que dá desde 2014 inspirou outras marcas do grupo. E todas as garrafas de vidro de Sumol, Pepsi e 7UP passaram a ser também devolvidas para reutilização.
Outro exemplo de circularidade verifica-se tanto nos potinhos de Compal Essencial, como nas garrafas plásticas de Compal Fresco, feitos exclusivamente de plástico 100% reciclado.
Ao recorrer a plástico reciclado, só em 2021, a empresa conseguiu evitar a utilização de 250 toneladas de plástico virgem.
Contribua também para tornar as embalagens mais sustentáveis. Quando acabar a sua bebida, escorra a embalagem, espalme e coloque-a no ecoponto amarelo.