Muito se tem falado sobre hidrogénio verde. Do que se trata e por que se fala tanto neste elemento químico? A RECICLA explica-lhe o que é e qual a sua relação com a sustentabilidade.

O que é e qual a importância do hidrogénio?

O hidrogénio é um dos elementos químicos mais abundantes no planeta Terra e geralmente encontrado na forma composta – H2. Numa linguagem corrente, podemos designá-lo como um gás incolor e inodoro.

Uma outra característica deste elemento é a sua grande capacidade de armazenar energia. Representando 75% da massa do planeta, o hidrogénio tem uma importante missão: não só permite que o sol aqueça a Terra como também ajuda à criação de água.

Como não é encontrado isoladamente, precisa de ser extraído de um recurso para poder ser utilizado. Existem duas formas de extrair hidrogénio:

  • Recorrendo a elementos fósseis, como o carvão ou o petróleo;
  • Recorrendo à água.

Enquanto a primeira implica um processo semelhante ao que gera gasolina e etanol, libertando gás carbónico para a atmosfera, a segunda opção é uma forma mais sustentável, isto é, mais “verde”.

O que é o hidrogénio verde?

O hidrogénio verde é, assim, uma forma de obter esta molécula através de um processo mais limpo. Para extrair hidrogénio verde recorre-se a um processo de eletrólise, ou seja, através de uma corrente elétrica separa-se o hidrogénio do oxigénio que existe na água. Neste caso, não ocorre emissão de carbono, apenas de vapor de água.

Porque é uma fonte mais sustentável e como pode ser utilizado?

Apesar de ser uma fonte de energia secundária, porque tem sempre de ser extraído de um outro recurso, o hidrogénio verde oferece a vantagem de se produzir energia elétrica ou combustível sem emitir carbono.

Os dados de 2019 da Agência Internacional da Energia estimam que a utilização do hidrogénio verde permitiria poupar 830 milhões de toneladas anuais de CO2.

Como poderá ser utilizado no futuro?

São já várias as empresas que, um pouco por todo o mundo, estão a investir no hidrogénio verde. São disso exemplo Repsol, BP e Shell. Paralelamente, países como a Austrália, Países Baixos e a Alemanha têm já diversos projetos a arrancar para potenciar a produção desta fonte de energia.

As principais utilizações do hidrogénio verde serão:

  • Gerar eletricidade e água potável;
  • Armazenar energia durante longos períodos de tempo;
  • Criar combustível não só automóvel como também para camiões ou aviões.

Por enquanto, utilizar o hidrogénio verde como combustível ainda não é acessível a todos. Mas, todos podemos contribuir por deslocações mais sustentáveis. Subscreva a newsletter da RECICLA e fique a par de todas as ideias sustentáveis.