A época balnear está oficialmente aberta, com o sol e o calor a chamar para um dia na praia. Prepare o guarda sol, o fato de banho e a toalha, mas não se esqueça da lancheira. Como o verão também é sinónimo de cuidados com o ambiente, a RECICLA deixa-lhe algumas dicas de como preparar uma merenda mais saudável e sustentável.

Por onde começar?

Antes de um dia de praia, planeie as refeições. Tenciona ir de manhã até ao fim do dia? Só vai estar na praia durante a tarde? Ter a resposta a estas perguntas é importante para que possa saber o que preparar para comer e evitar levar comida que com o calor se possa estragar.

Planear a ida à praia é igualmente importante para poder preparar antecipadamente o que leva na lancheira. Evite ir ao supermercado a caminho da praia, ou levar refeições para preparar na praia, sobretudo enlatados por abrir.

A lancheira quer-se saudável e sem desperdícios

Opte por encher a lancheira com fruta da época. Prepare-a, corte aos cubos ou aos pedaços, coloque numa caixa e de seguida na lancheira com uma cuvete de gelo. Desta forma o calor não faz com que a fruta se estrague.

Com fruta e ou legumes mais maduros, faça batidos ou sumos naturais. Aproveite ainda para fazer bolachinhas ou bolos secos para poder levar para o lanche e tirar o máximo partido de todos os alimentos.

Evite usar embalagens e talheres descartáveis

Este verão, em vez das habituais bandejas takeaway ou caixas plásticas descartáveis, leve as suas caixas herméticas reutilizáveis.

A mesma regra aplica-se aos talheres. Se a refeição que preparou necessita de uma colher ou de um garfo, não utilize os descartáveis, leve de casa os talheres de inox. Assim evita ter resíduos para ir colocar ao lixo mais próximo.

No caso de levar refeições ou snacks embalados não se esqueça de colocar os resíduos nos devidos ecopontos.

Por exemplo, se levar uma salada pronta a consumir, depois de acabar, coloque a película que veda a embalagem e a saqueta do molho dentro do recipiente e coloque tudo no ecoponto amarelo. O mesmo deve acontecer com os copos de fruta que se vendem nos supermercados.

Os invólucros das barritas, das batatas fritas, os pacotinhos de leite ou sumo, ou os pacotes das bolachas devem ser colocados no ecoponto amarelo. Para o caso de não conseguir evitar as bandejas de takeaway ou as caixas plásticas descartáveis, depois de terminar a sua refeição não se esqueça de colocar estas embalagens no ecoponto amarelo mais próximo.

Caso não encontre um ecoponto na zona onde está, volte a guardar as embalagens para, mais tarde, as poder enviar para reciclagem.

Neste verão trabalhe para o bronze, mas em prol do planeta também. Reduza a sua pegada ecológica numa ida à praia de cada vez.