A Associação Zero Wast Lab e as mercearias Maria Granel criaram a iniciativa “Março mês do granel” para lembrar os portugueses que existe mais do que uma forma de adquirir produtos. Já experimentou esta forma de fazer compras? Veja onde e como fazer aqui. 

O que significa?

Esta forma de fazer compras permite levar para casa apenas a dose que se pretende. Geralmente, quando se adquire produtos a granel estes não estão embalados de antemão, sendo possível escolher a quantidade pretendida.

Onde comprar a granel?

Comprar a granel não é, na verdade, um formato novo. Nas mercearias, na praça, no talho e nas peixarias por norma é possível adquirir apenas as doses pretendidas.

Também os super e hipermercados começam a criar zonas, sobretudo de frutas e legumes, em que é possível escolher a quantidade e qualidade dos produtos.

No entanto, se pretender adquirir todas as compras de supermercado sem estarem embaladas, já existem diversas mercearias e espaços de comércio que vendem desde detergentes da loiça ou da roupa a cereais ou frutos secos à quantidade pretendida. A plataforma agranel.pt revela todas as lojas de venda deste formato perto de si.

Porquê comprar a granel?

Se fazer compras doseadas é mais ou menos sustentável, depende de diversos fatores. Mas esta iniciativa pretende sensibilizar e dar a conhecer os potenciais benefícios do granel sobretudo no apoio a vendedores e fornecedores. Além disso, esta pode ser uma forma simples de combater o desperdício alimentar, ao permitir uma melhor planificação das quantidades a trazer para casa.

Iniciativas para dizer sim ao granel

Até ao último dia do mês, são várias as lojas que oferecem descontos aos consumidores que levarem as suas embalagens reutilizáveis para fazer as suas compras.

Há ainda a decorrer atividades, como um Showcooking online, no dia 29 de março, promovido pela dispensa Granèco, que faz entregas mensais na zona do grande Porto num sistema de consumo circular com entrega e recolha de embalagens reutilizáveis. Outras como um Mercado Sustentável, no Corredor panorâmico da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no dia 30. Ou ainda uma degustação de vinhos bio, na Bago, em Lisboa, no dia 31.

Conheça mais sobre este tipo de compra e confira como pode fazê-lo de forma mais amiga do ambiente. Continue a ler a RECICLA para saber tudo o que pode fazer para adotar hábitos de vida mais ecológicos.